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 O ensino da biotecnologia e microbiologia no 12º ano : procedimentos experimentais
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/726

title: O ensino da biotecnologia e microbiologia no 12º ano : procedimentos experimentais
authors: Brites, Sofia Silva
advisors: Santos, Maria da Conceição Lopes Vieira dos
Barroso, Sónia Alexandra Leite Velho Mendo
keywords: Ensino das ciências
Biotecnologia
Microbiologia
Laboratórios
Ensino secundário
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Actualmente, é imperativo um ensino das Ciências orientado para a sociedade, para tal, centrado no indivíduo e que contribua para a formação de cidadãos informados e participativos que possam assumir responsabilidades pelas suas decisões face à resolução de problemas científicos e tecnológicos. As áreas de aplicação da Biotecnologia e da Microbiologia são muito variadas e delas surge a importância e o impacto que estas Ciências têm. O ensino da Biotecnologia e da Microbiologia, na disciplina de Biologia do 12º ano de escolaridade, promove o interesse dos alunos e motiva-os para o estudo da Biologia, dado que estas áreas abordam temas da actualidade. No entanto, por serem áreas em desenvolvimento, torna-se difícil adoptar metodologias adequadas para o seu ensino. A presente investigação pretende dar uma visão inovadora no que se refere à implementação no ensino secundário de actividades laboratoriais na área da Biotecnologia e da Microbiologia. Deste modo, efectuou-se uma recolha e análise de opiniões dos professores do 11º grupo B, Biologia e Geologia, acerca do ensino das Ciências e da aplicabilidade do Trabalho Prático no processo de ensino-aprendizagem. Considerando os objectivos e princípios orientadores do actual programa da disciplina de Biologia do 12º ano, procedeu-se à concepção, construção e optimização de procedimentos experimentais para o ensino da Biotecnologia, tendo em conta a realidade das escolas portuguesas, a nível da disponibilidade de material e de tempos lectivos. A escolha dos procedimentos experimentais foi direccionada de forma a privilegiar actividades que favorecem: o estudo de situações-problema com interesse para os alunos num contexto Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); a explicitação e discussão das ideias dos alunos, face às situações colocadas; a argumentação e a reflexão sobre possíveis modelos explicativos; e o desenvolvimento de valores e atitudes de responsabilização pessoal e social. No final é apresentado um Guia do Professor, que se pretende que seja um material de apoio enriquecedor das práticas pedagógicas dos professores de Biologia. ABSTRACT: Presently, Science education should be guided for the society, thus, focused in the individual, contributing to the formation of informed and participant citizens who can assume responsibilities in the resolution of scientific and technological problems. The importance and impact that Biotechnology and Microbiology have nowadays is due to their wide areas of application. Teaching Biotechnology and Microbiology, in the school discipline of Biology in the 12th grade, promotes the interest of the students and motivates them towards the study of Biology, given that these areas approach current subjects. However, due to their quick development, it becomes increasingly difficult to adopt methodologies adjusted to teaching them. This study aimed mostly to give an innovative vision for the implementation of laboratorial activities in the areas of Biotechnology and Microbiology in high school. In this manner, opinions from teachers of the 11th group B, Biology and Geology, concerning the teaching of Sciences and the applicability of the Practical Work in the teaching-learning process, were gathered and analysed. Considering the objectives and guiding principles of the current program of Biology for the 12th grade, experimental procedures for the teaching of Biotechnology were conceptualized, created and optimized, taking into account the reality of the Portuguese schools, regarding material and time availability. Experimental procedures were selected favouring the activities that promoted: the study of problem-situations, with interest for the students in a Science, Technology and Society (STS) context; the exposure and discussion of students ideas towards the situations presented; the argumentation and reflection on possible clarifying models; and the development of values and attitudes of personal and social responsibility. In the end, a Teacher's Guide is presented, which intends to be a supporting material that enriches Biology teaching practices.
URI: http://hdl.handle.net/10773/726
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