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 Física e contemporaneidade no ensino secundário: um contributo no âmbito da formação de professores
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7251

title: Física e contemporaneidade no ensino secundário: um contributo no âmbito da formação de professores
authors: Cardoso, Ana Maria Mendes
advisors: Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Valente, Mariana de Jesus Pedreira
keywords: Formação de professores
Professores de física
Ensino da física - Ensino secundário
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho versa a problemática da abordagem da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Secundário no quadro dos desafios que se colocam à educação científica actual. Num mundo em mudança em que o futuro não está garantido, o esforço educativo deve incluir a dimensão da importância do conhecimento na transformação dos indivíduos com vista à intervenção. A literatura tem apresentado a transposição para a sala de aula da Física desenvolvida ao longo do século XX, como relevante neste domínio. Esta relevância prende-se com a actualidade do conhecimento, com a associação a grande parte da tecnologia actual e ainda com a ligação ao conhecimento mais profundo da natureza e, supostamente, ao sentido do universo. Porém, uma escola de cariz essencialmente transmissivo e desencorajadora de itinerâncias pessoais, tornará muito limitativa a referida transposição. Vários são os constrangimentos da abordagem da FMC neste nível de ensino. Trata-se de um conhecimento contra-intuitivo, que suscita interpretações diversificadas e que se desenvolve formalmente com base em ferramentas matemáticas, em grande parte, não acessíveis a alunos do Ensino Secundário. A formação de professores é uma vertente essencial dentro desta problemática, podendo ser considerada, em muitos casos, deficiente ou desadequada por via do mesmo tipo de constrangimentos referidos. Este trabalho propõe-se estudar as possibilidades e potencialidades da formação de professores no contexto apresentado, a partir de um cenário alternativo que consideramos inovador. Para isso foi concebido, implementado e avaliado um Círculo de Estudos no âmbito da formação em FMC. Utilizando uma estratégia de investigação/ acção/ formação, ensaiou-se a integração de uma certa transdisciplinaridade e multidimensionalidade humana num percurso de natureza complexa, procurando-se a emergência a partir da interacção. À partida eram procurados indicadores de construção identitária e desenvolvimento da profissionalidade. Era ainda esperada a participação dos professores formandos na construção de materiais didácticos. Utilizando uma metodologia de cariz qualitativo na tipologia de estudo de caso, os dados foram recolhidos a partir de instrumentos preparados para o efeito como questionários, mas também de outras fontes como textos reflexivos dos professores e materiais didácticos elaborados pelos mesmos. Os resultados obtidos são de dois tipos. Em primeiro lugar mostram que o percurso efectuado produziu alterações ao nível do discurso dos professores, que revela valorização da itinerância e abertura à incerteza na abordagem da FMC, bem como uma maior familiarização com os conceitos. Por outro lado, os materiais de utilização em sala de aula produzidos foram considerados de interesse como contributos didácticos para utilização futura. Pensamos ainda poder afirmar que são apresentados elementos importantes para a definição de um desenho de formação de professores em FMC, com vista a um ensino e a uma aprendizagem pertinentes.

The present study aims at tackling the teaching approach to Modern and Contemporary Physics (MCP) in Secondary School, taking into account the challenges encountered by the current education in Science. In a world in constant change, where future is uncertain, the educational efforts must include a dimension over the importance of knowledge in the transformation of individuals who are supposed to intervene later on. Literature has been presenting the transfer to the classroom of the twentieth century Physics developments, as being of utmost relevance. The latter is linked to the modernity of knowledge in association to the contribution of current technology and in connexion to a deeper knowledge of Nature and, supposedly, to the meaning of the Universe. However, a school of a merely transmissive nature and discouraging of personal itinerancy will restrain the above-referred transfer. There are many constrains to the approach of MCP at this educational level, once it concerns a non-intuitive knowledge that arises diversified interpretations and structurally develops mostly based on mathematical tools secondary education students hardly control. Teachers’ education becomes an essential aspect to this issue since it has often been considered deficient or inadequate as a consequence of the already referred constraints. This research aims at studying the options and potentialities of training teachers in the presented context by means of an alternative scenario that we believe to be innovative. Thus, we conceived, implemented and evaluated a Circle of Studies in the MCP context. By means of an investigation-actiontraining strategy, we tried to integrate some cross-disciplinarity and human multi-dimensionality into a complex process, aiming to reach emergence from interaction. We started by looking for identity construction and professional development indicators. Participating trainee teachers were also expected to contribute to the construction of some teaching materials. Using a qualitative research methodology – the case study – the data were collected through tools specially prepared for the current investigation such as questionnaires, as well as other sources like teacher’s reflective texts and teaching resources created by them. The obtained results may be classified under two types. On one hand, they show that the devised training process produced changes in the teacher’s discourse, which reveals the importance of itinerancy and openness as far as uncertainty in the MCP approach is concerned, as well as a wider familiarisation with the concepts. On the other hand, the produced teaching resources used in the classroom were considered of interest as didactic contributions for further use. We also believe that we can state we achieved elements for the devising of training approaches for teachers of MCP, which will decisively contribute to ameliorate teaching and learning processes.
description: Mestrado em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/7251
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DE - Teses de doutoramento

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