DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática > DETI - Dissertações de mestrado >
 Avaliação e desenvolvimento de dispositivos para realidade virtual
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7243

title: Avaliação e desenvolvimento de dispositivos para realidade virtual
authors: Lino, Filipe Daniel Neves
advisors: Dias, Paulo Miguel de Jesus
Oliveira, Arnaldo Silva Rodrigues de
keywords: Engenharia electrónica
Realidade virtual
Interacção homem-computador
Usabilidade
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A Realidade Virtual (RV) tem despertado um interesse crescente nos ultimos anos. Contudo a sua evolu c~ao tem sido mais lenta que o esperado, provavelmente devido ao custo dos equipamentos, mas tamb em as capacidades dos dispositivos de interac c~ao que ainda est~ao em muitos aspectos aqu em do esperado. Existem j a v arios dispositivos de interac c~ao para ambientes de RV, sendo um dos mais recentes o comando da Wii, o Wiimote, que tem permitido de alguma forma vulgarizar uma interac c~ao mais natural, contudo este apresenta algumas limita c~oes quando aplicado a ambientes virtuais, para isso desenvolveu-se um sensor. A utiliza c~ao deste dispositivo em tarefas como a manipula c~ao e selec c~ao de objectos ainda tem muitas di culdades para ultrapassar. Por outro lado, o ganho que esses dispositivos podem trazer relativamente a dispositivos tradicionais como o rato ainda n~ao est a bem quanti cado. O trabalho apresentado nesta disserta c~ao tem como objectivo principal estudar a interac c~ao num ambiente de RV comparando v arios dispositivos de entrada, mais concretamente, o Wiimote, o rato e o gamepad. Para tal foi adaptada uma aplica c~ao j a existente cujo objectivo e a manipula c~ao e selec c~ao de pol gonos num modelo. Foram ainda realizadas duas experi^encias com utilizadores para validar os tipos de interac c~ao escolhidos assim como comparar o desempenho dos utilizadores com os diferentes dispositivos. Uma das conclus~oes e que para este tipo de interac c~ao, os utilizadores tem um desempenho muito pr oximo usando o Wiimote e o rato, sendo o gamepad nitidamente pior. Por outro lado, a evolu c~ao do desempenho com o Wiimote entre as duas experi^encias apresentadas tamb em mostra a import^ancia que tem a con gura c~ao do dispositivo e o tipo de interac c~ao de nido no desempenho nal do utilizador.

Virtual Reality (VR) has been attracting an increasing interest in the last few years. However its evolution has been slower than expected, probably due to the costs of the equipments, but also because of the capabilities of the interaction devices that in many aspects are still inferior to the expected. There are already many interaction devices for VR environments, one of the most recent remote control of the Wii, the Wiimote, which allows in a certain way to vulgarize a more natural interaction however this one presents some limitations when applied to virtual environments, for that has developed a new sensor. The use of this device in certain tasks such as manipulation and selection of objects still has a lot of di culties to overcome. On the other hand, the bene ts that these devices could bring compared with traditional devices like the mouse are still not quanti ed. The work presented in this dissertation has the primary objective of studying the interaction in a VR environment by comparing the various entry devices, more concretely, the Wiimote, the mouse, and the gamepad. For this purpose, an already existing application for selection and manipulation of polygonal meshes was adapted. Two experiences with users have also been made to validate the types of interaction chosen as well as comparing the performance of the users with the di erent types of devices. One of the conclusions is that for this type of interaction, the users have a similar performance using the Wiimote and the mouse, being the gamepad clearly worst. On the other hand, the evolution of the performance with the wiimote between the two experiments indicates the importance of the con guration and the type of interaction de ned in the nal performance of the user.
description: Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/7243
appears in collectionsDETI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
5591.pdf35.32 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2