DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > CETAC.MEDIA: Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação > cetac.media - Livro >
 A cenografia de informação televisiva em Portugal: da sobriedade à espectacularidade das redacções
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7082

title: A cenografia de informação televisiva em Portugal: da sobriedade à espectacularidade das redacções
authors: Saraiva, Maria do Rosário
Azevedo, José
Fernandes, Luciana
Mealha, Óscar
Veloso, Ana
Martins, Fernanda
keywords: Televisão
Cenografia analógica e digital
Recepção de informação
issue date: Jul-2011
publisher: Edições Afrontamento
abstract: A obra que se apresenta é o resultado do projecto de investigação intitulado "A Cenografia da Informação Televisiva em Portugal: da sobriedade à espectacularidade das redacções", realizado entre Setembro de 2007 e Março de 2010, tendo beneficiado do financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia PTDC/CCI/71951/2006. O objecto de estudo foram os três noticiários televisivos de horário nobre das três televisões generalistas portuguesas - RTP, SIC e TVI - tendo incidido a análise sobre os aspectos cenográficos dos estúdios e redacções e sobre os elementos gráficos difundidos no ecrã. O estudo tinha como objectivos avaliar as intenções comunicacionais destas estratégias bem como o seu impacto quer nos profissionais de informação quer nos telespectadores. A originalidade desta investigação reside no facto de focar o olhar sobre um aspecto menos estudado pelas ciências da comunicação: a forma da notícia mais do que o seu conteúdo. Os meios envolvidos na concepção e montagem dos cenários de informação televisiva são uma fatia importante dos investimentos realizados pelas estações de televisão. O carácter espectacular de alguns cenários e as próprias redacções transformadas em estúdio de transmissão de notícias revelam a importância atribuída ao momento televisivo que constitui o jornal televisivo. Os resultados aqui apresentados pretendem contribuir para compreender melhor os mecanismos envolvidos na decisão de concepção cenográfica e do real impacto dessa forma da notícia sobre os telespectadores. Graças a uma equipa interdisciplinar composta por docentes e investigadores do CETAC.MEDIA - Centro de estudos em tecnologias e ciências da comunicação da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro (Luciana Fernandes, José Azevedo, Óscar Mealha, Ana Veloso, Fernanda Martins, sob coordenação de Maria do Rosário Saraiva), foi desenvolvida uma abordagem metodológica transversal que incluiu: observação das práticas jornalísticas nas redacções/estúdio, inquéritos aos jornalistas e aos telespectadores, utilização da tecnologia eye tracker para observação do comportamento dos telespectadores durante o visionamento de jornais televisivos, entrevistas a responsáveis pelas cenografias (directores de informação, cenografistas, designers), recolha documental de arquivo sobre evolução das cenografias.
URI: http://hdl.handle.net/10773/7082
ISBN: 978-972-36-1173-1
appears in collectionscetac.media - Livro

files in this item

file description sizeformat
Livro_GMCS_work_document.pdfwork document570.21 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2