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 Alterações climáticas : avaliação económica no apoio à decisão política
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/707

title: Alterações climáticas : avaliação económica no apoio à decisão política
authors: Lopes, Myriam Nunes
advisors: Borrego, Carlos
keywords: Ciências do ambiente
Alterações climáticas
Poluição do ar
Qualidade do ar
Política ambiental
issue date: 2004
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Inserindo-se na temática da poluição atmosférica, este trabalho enquadra-se nas questões relacionadas com o aquecimento global do planeta e os potenciais reflexos nas alterações do clima. O estudo focaliza-se nos instrumentos políticos de combate às alterações climáticas, dando particular enfoque aos instrumentos económicos de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa. No trabalho são abordados os desenvolvimentos científicos e políticos em matéria de alterações climáticas, dando destaque aos de carácter nacional e integrando-os com outras estratégias de gestão da qualidade do ar. São analisados três casos de estudo, abrangendo diferentes escalas espaciais e diferentes sectores de actividade emissores de gases com efeito de estufa. Pretende-se com estes casos avaliar os impactes das medidas e políticas nos sectores às quais se dirigem e, numa perspectiva mais abrangente, em toda a economia portuguesa, integrando a análise das componentes ambiental e económica. A metodologia desenvolvida para cada caso de estudo foi adequada às especificidades do sistema em análise, tendo como ponto comum de partida a análise custo-benefício. No primeiro caso de estudo é avaliado o impacte de medidas mitigadoras das emissões de CO2, em cada sector de actividade e em todo o sistema económico nacional, recorrendo a um modelo “input-output”, desenvolvido com base nos quadros de entradas e saídas das contas nacionais, modelo este que integra coeficientes ambientais específicos para cada actividade económica. O segundo caso aborda o desenvolvimento do sector dos transportes numa zona urbana (Lisboa) e recorre à aplicação do modelo MARKAL-Lite Lisboa que simula a resposta do sistema energético da região em análise a diferentes cenários de desenvolvimento. O modelo simula a introdução, a longo prazo, de tecnologias alternativas, satisfazendo, simultaneamente, a procura de serviços energéticos, a minimização dos custos e limites nas emissões de poluentes. O último exercício analisa o posicionamento de quatro sectores industriais abrangidos pela Directiva do Comércio de Emissões, através da projecção das emissões para diferentes cenários de crescimento económico e de investimento tecnológico, e da avaliação dos custos/benefícios potenciais de cada um dos sectores num mercado aberto de emissões de CO2. Os modelos e metodologias de análise desenvolvidas neste trabalho articulam a avaliação dos custos económicos e dos benefícios ambientais, e constituem ferramentas de apoio à decisão política e de suporte à definição de estratégias de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa, para sectores específicos e para diferentes níveis de intervenção política.

This work was developed under the frame of global warming and its potential impact on the climate. The study is aimed at the political instruments that can be used to fight climate change, with a main focus on economic instruments for greenhouse gases emissions mitigation. In this study, scientific and political developments under the climate change scope are analysed, mainly those at national level, integrating them with other air quality management strategies. Three study cases are carried out, focussing different spatial scales and different economic sectors responsible for GHG emissions. The analysis integrates environmental and economic issues. The main objective of these study cases is to evaluate the impact of instruments and political measures in different sectors as well as in the whole Portuguese economy. Another aspect is the evaluation of the implementation capacity and the environmental effectiveness of those instruments. In each study case, the methodology was developed according to the specificness of the system under analysis, having as a common starting point the cost-benefit analysis. In the first study case, for each activity sector and also for the national economic system, the impact of the CO2 mitigating measures is evaluated through an input-output model. The model, based in the input-output data from the national account tables, integrates specific environmental coefficients for each economic activity. The second study case concerns the development of transport sector in an urban area (Lisbon). In this application, a linear regression economic model was developed – MARKAL–Lite Lisboa – that simulates the response of the energetic system to different long-term development scenarios. The model simulates the introduction of new technologies along the simulation period, satisfying, simultaneously, the demand on energetic services, the total cost minimization and pollutants emission constraints. The last study case analyses the situation of four industry sectors covered by the emission trade Directive. The study includes emission projections for different economic growth and technologic investment scenarios and the evaluation of each sector potential costs/benefits in a CO2 emissions trade market. The models and analysis methodologies developed under this work articulate the economic costs and the environmental benefits evaluation, setting up political decision support tools and also a support in the definition of greenhouse gases reduction strategies, for specific sectors and different policy intervention levels.
description: Doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente
URI: http://hdl.handle.net/10773/707
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