Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/6950
Title: | Educação para todos e sucesso de cada um: do Relatório Warnock à Declaração de Salamanca |
Author: | Meireles-Coelho, Carlos Izquierdo, Teresa Santos, Camila |
Keywords: | Educação inclusiva para todos Sucesso para cada um Relatório Warnock Declaração de Salamanca |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | SPCE |
Abstract: | Em 1977 um documento da Unesco descrevia a evolução da humanidade na sua relação com «os deficientes» em cinco estádios: filantrópico, de assistência pública, dos direitos fundamentais, da igualdade de oportunidade e do direito à integração. Em 1978 o Relatório Warnock propõe que se substitua o paradigma médico pelo educativo, de forma a garantir sucesso e plena integração em escolas regulares, sendo objectivo da educação apoiar todas as crianças a superar as suas dificuldades. Em 1994 a Declaração de Salamanca «incita todos os governos a conceder a maior prioridade, através das medidas de política e orçamentais, ao desenvolvimento dos seus sistemas educativos, de modo a que possam incluir todas as crianças, independentemente das diferenças ou dificuldades individuais ». Aborda-se o desenvolvimento do sistema educativo português à luz destes documentos. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6950 |
ISBN: | 978-989-8148-21-6 |
Publisher Version: | www3.uma.pt/dce/?page_id=159 |
Appears in Collections: | DEP - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007 Educacao para todos e sucesso de cada um.pdf | 2007.educação.inclusiva.para.todos | 261.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.