Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/6767
Título: Ensino individualizado e escolas de área aberta em Portugal
Autor: Meireles-Coelho, Carlos
Silva, Lurdes Figueiredo
Palavras-chave: Ensino individualizado
Data: 2007
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Resumo: Com o movimento europeu da escola nova apareceram as perspectivas do ensino individualizado, da pedagogia diferenciada e da escola ativa que em Portugal não tiveram grande expressão. Quando nos anos 1960 Portugal foi pressionado para fazer desenvolver o seu sistema educativo, nomeadamente pela introdução de novos métodos ativos de ensino individualizado no ensino primário para promover maior sucesso, deparou-se com a dificuldade de introduzir inovação num sistema fechado e autoritário. As escolas de área aberta, conhecidas por escolas P3, são o caso paradigmático da tentativa de introdução de uma inovação num sistema (educativo) fechado. Pretende-se rever esta experiência das escolas de área aberta para poder avaliar o que se passou e por que se passou e o que ainda se pode vir a passar numa escola (que se quer nova e aberta) para todos onde se procura a melhor educação para o sucesso de cada um.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/6767
ISBN: 978-989-8148-21-6
Versão do Editor: http://www.fpce.up.pt/spce/congresso.html
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