Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/6767
Título: | Ensino individualizado e escolas de área aberta em Portugal |
Autor: | Meireles-Coelho, Carlos Silva, Lurdes Figueiredo |
Palavras-chave: | Ensino individualizado |
Data: | 2007 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Resumo: | Com o movimento europeu da escola nova apareceram as perspectivas do ensino individualizado, da pedagogia diferenciada e da escola ativa que em Portugal não tiveram grande expressão. Quando nos anos 1960 Portugal foi pressionado para fazer desenvolver o seu sistema educativo, nomeadamente pela introdução de novos métodos ativos de ensino individualizado no ensino primário para promover maior sucesso, deparou-se com a dificuldade de introduzir inovação num sistema fechado e autoritário. As escolas de área aberta, conhecidas por escolas P3, são o caso paradigmático da tentativa de introdução de uma inovação num sistema (educativo) fechado. Pretende-se rever esta experiência das escolas de área aberta para poder avaliar o que se passou e por que se passou e o que ainda se pode vir a passar numa escola (que se quer nova e aberta) para todos onde se procura a melhor educação para o sucesso de cada um. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6767 |
ISBN: | 978-989-8148-21-6 |
Versão do Editor: | http://www.fpce.up.pt/spce/congresso.html |
Aparece nas coleções: | DEP - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007 Ensino individualizado e escolas de área aberta.pdf | 2007.ensino.individualizado.área.aberta | 354.21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.