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 Representação turística de Portugal no Brasil: uma abordagem semiótica
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6177

title: Representação turística de Portugal no Brasil: uma abordagem semiótica
authors: Lima, Isis Vanessa Halim de
advisors: Baptista, Maria Manuel Rocha Teixeira
keywords: Turismo cultural
Psicologia dos consumidores: Brasil
Destinos turísticos: Portugal
Relações Portugal-Brasil
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Enquanto fator identitário, o imaginário cultural e suas representações atuam como elementos diferenciadores relativamente a outras comunidades e a outras culturas. É o que nos permite afirmar que algo pertence a um determinado lugar ou contexto e o que nos faz desenvolver o sentimento de pertença relativamente a um local ou comunidade. A presente investigação tem como objetivo principal identificar as representações imaginárias de Portugal e seus nacionais que circulam no cotidiano coletivo de turistas brasileiros. Fundamenta-se em uma avaliação de percepção da população, utilizando como base um estudo empírico efetuado na cidade de Salvador. A partir de uma análise de literatura nesta área de especialidade, apoiada em trabalhos na área do Turismo Cultural e dos Estudos Culturais, bem como conceitos derivados da Semiótica, obtém-se como resultado a quantificação e qualificação dessas representações. Faz-se uma leitura do destino turístico como paisagem de representações e, posteriormente, num resgate histórico, procura-se identificar a formação desses imaginários, dentro do seu próprio contexto, percebendo de que maneira essas significações sofrem ao longo dos tempos, um processo de renovação, atualização ou legitimação. Na pesquisa empírica procurou-se obter da população a percepção dessas representações imaginárias. Qualificá-las quanto aos seus aspectos positivos e negativos e identificar de que maneira estas interferem na percepção de Portugal enquanto destino turístico, foi outro dos objetivos deste trabalho.

As a factor of identity, cultural imaginary and its representations act as differentiating elements in relation to other communities and other cultures. It's what allows us to say that something belongs to a particular place or context and what makes us develop a sense of belonging on a local or community. This research aims to identifying the imaginary representations of Portugal and its nationals moving in daily collective of Brazilian tourists. It is based on an assessment of perception of the population used as the basis of empirical study performed in Salvador. From a literature review in this area of expertise, drawing on studies of Cultural Tourism and Cultural Studies, as well as concepts from Semiotics, we obtain results about the quantification and qualification of these representations. Portugal, as a tourist destination, is reading for Brazilian’s tourist as a landscape of representations and later in a historical rescue, we attempt to identify the formation of these imaginaries, how those meanings are suffering throughout the ages, a process of renewal, upgrade or legitimacy. In the empirical research we sought to obtain the perception of the population about these imaginaries representations, qualifying them and identifying how these affect the perception of Portugal as a tourist destination, was another purpose of this study.
description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/6177
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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