DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > CETAC.MEDIA: Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação > cetac.media - Comunicações >
 O uso de tecnologias da comunicação pelos alunos do ensino superior público Português: um projecto em curso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5607

title: O uso de tecnologias da comunicação pelos alunos do ensino superior público Português: um projecto em curso
authors: Morais, Nídia Salomé
Ramos, Fernando
keywords: Tecnologias da comunicação
Ensino superior
Aprendizagem
Web 2.0
issue date: 12-May-2011
publisher: Universidade do Minho
abstract: Este artigo descreve, de forma sucinta, o trabalho já realizado relativo ao estudo da utilização das tecnologias da comunicação pelos alunos das Instituições de Ensino Superior Público Português (IESPP) e que tem como principal objectivo identificar e caracterizar esse uso para suporte à aprendizagem. Com o presente artigo pretende-se apresentar o enquadramento teórico que sustenta a investigação, sistematizar o contexto e os objectivos gerais, e apresentar os primeiros resultados obtidos após a aplicação de um questionário online que permitem caracterizar os sujeitos participantes e os resultados obtidos em relação a alguns indicadores básicos sobre a utilização das tecnologias. Este estudo faz parte de uma tese de Doutoramento que está a ser desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, da responsabilidade conjunta das Universidades de Aveiro e do Porto.

This paper describes, in a summarized manner, some of the work already accomplished within the research concerning the use of communication technologies by students enrolled in Portuguese Public Higher Education Institutions and its profiling and characterization as a support for learning activities. The paper includes the study’s theoretical review, the outlining of its context and its main goals, and some of its first results collected through an online questionnaire used to profile the participants and gather some basic indicators related with their use of technology. This work is part of a still ongoing doctoral thesis research currently being developed within the Doctoral Program in Information and Communication on Digital Platforms, a joint degree managed by the University of Aveiro and the University of Oporto.
URI: http://hdl.handle.net/10773/5607
publisher version/DOI: http://www.nonio.uminho.pt/challenges2011
source: Challenges 2011 - VII Conferência Internacional de TIC na Educação
appears in collectionscetac.media - Comunicações

files in this item

file description sizeformat
Challenges2011.pdf138.31 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2