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 O oculto na obra de arte: o território manifesto na arte e na música, cultura integrada e integrante de saberes e tradições
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5370

title: O oculto na obra de arte: o território manifesto na arte e na música, cultura integrada e integrante de saberes e tradições
other titles: L’occulte dans l’oeuvre d’art: le territoire présente dans l’art e dans la musique ; la culture porteuse de savoir e des traditions
authors: Santana, Helena Maria da Silva
keywords: património
cultura
arte
estética
música
issue date: Sep-2010
publisher: AGIR
abstract: Portugal sofreu transformações que modificaram de forma visível a sua paisagem rural. A recuperação desses territórios contribuiu para o aproveitamento das suas competências, identidade e cultura, auxiliando na promoção e projecção desses territórios. A revalorização de todo o património, visível na recuperação da cultura e na preservação das tradições, traduz-se na recuperação de territórios que transportam até aos nossos dias, saberes e modos de vida ancestrais bem representativos dos processos de interacção com o meio, e da manutenção de modos de vida ancestrais. O objectivo desta comunicação é estudar o modo como a preservação da tradição em territórios rurais contribui para a manutenção de uma identidade, permitindo traçar perfis únicos em regiões caracterizadas pela interioridade, fruto do desconhecimento e do isolamento a que são votadas, mas que se transforma num factor importante para a conservação da autenticidade e da cultura das regiões em estudo. Os programas de desenvolvimento aplicados a territórios do interior do nosso país, mesmo combatendo a desertificação populacional e natural que algumas regiões do interior apresentavam, não se traduziram obrigatoriamente na adulteração dos seus modos de vida e cultura. A metodologia empregue é a investigação/acção com presença no terreno pela consulta das populações e visita aos locais, o que permitirá uma visão renovada e autentica das culturas e das tradições nas suas vertentes musical, pictural e arquitectural. Os resultados a obter passam por um estudo profundo dos aspectos técnico e estéticos que derivam dos costumes e tradições, da paisagem rural e cultural, nas suas vertentes arquitectónica e paisagística. Pretendemos ainda verificar como é que essa apropriação se traduz na obra de arte, contribuindo para uma leitura renovada das técnicas e das estéticas associadas a lugares rurais.

La récupération des territoires se traduit par sa promotion et sa projection dans un contexte plus élargi et qui veut la revalorisation du patrimoine cultural, musical et des traditions au niveau local. L’art traduit la pensée humaine dans la musique et dans l’architecture, soit l’architecture rurale soit le paysage elle-même. L’objet de cette présentation est celui d’étudier la façon dont on a de préserver la tradition en contexte rural, et comment ça peut contribuer pour la préservation de la tradition et de l’identité d’un territoire. De même, on veut étudier la façon par laquelle une région peut contribuer à la construction d’une manière, d’une technique, d’une forme de faire l’objet artistique, en traduisant ainsi en musique et en art, n’importe le moyen de le faire sortir, l’état d’âme de l’être humain. La méthode emploie dans cette étude est celle qui résulte de l’investigation/action. On a utilisé l’enquête à la population et la visite aux divers territoires. Ça nous a permis une vision renouvelée de la région présente dans l’étude d’objets artistiques uniques, notamment sa musique et son architecture. Les résultats que l’on espère obtenir par l’étude approfondie des aspects techniques et esthétiques des traces d’une commune et de ses traditions, résulte de l’application du paysage rural dans leur façon de faire les objets d’art et de l’appropriation des espaces rurales dans la construction de l’oeuvre d’art par une lecture renouvelée des techniques et des esthétiques associées à des espaces rurales.
URI: http://hdl.handle.net/10773/5370
ISBN: 978-989-8170-16-3
publisher version/DOI: http://www.agir.pt/index_01.htm
source: III Seminário Internacional da Memória e da Cultura Visual
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