Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/5367
Title: Internship report : markets for interactive whiteboards in Portugal, France and Poland
Other Titles: Relatório de estágio : mercados de quadros interactivos em Portugal, França e Polónia
Author: Stańczak, Julia
Advisor: Barker, Anthony David
Keywords: Gestão de empresas
Marketing internacional
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório visa sumarizar o meu estágio curricular efectuado na empresa de investigação e desenvolvimento Ubiwhere. A empresa concentra as suas actividades na área das mais novas tecnologias, dando particular ênfase em redes e telecomunicações. Entre os seus muitos projectos, a empresa Ubiwhere cria software para as mais novas soluções tecnológicas para educação - quadros interactivos. Durante o desenvolvimento do programa pelos engenheiros de software da Ubiwhere, a empresa precisava de uma pessoa responsável pela pesquisa de mercado e preparação do plano de marketing deste produto. Estando a ser planeada para o futuro a expansão nos mercados estrangeiros, a empresa precisará de internacionalização e tradução do seu software para novas línguas. Estas eram, portanto, as minhas responsabilidades efectuadas durante os cinco meses de estágio nesta empresa. Essas responsabilidades são descritas em detalhe na primeira parte do relatório. A segunda parte deste relatório está direccionada para o mercado dos quadros interactivos. Esta tecnologia está a transformar os mercados da educação em todo o mundo devido ao seu impacto excepcional na qualidade do ensino. Portugal é um dos líderes europeus em relação à introdução dos quadros interactivos nas escolas, enquanto nos mercados polaco e francês esses produtos são ainda uma novidade. Pesquisas nesses três mercados, junto com a tentativa de encontrar semelhanças e diferenças entre eles, estão incluídas na segunda parte.
This report aims to summarize my internship carried out in a research and development enterprise Ubiwhere. The enterprise concentrates its activities in the area of the newest technologies, putting particular emphasis on networks and telecommunications. Among its many projects, Ubiwhere creates software for the newest technological solution for education- interactive whiteboards. While the software was being written by Ubiwhere’s software engineers, the company needed a person who would be responsible for the market research and preparations of the marketing plan for this product. Planning to start the activity in foreign markets in the future, Ubiwhere will require internalization and localization of its software into new languages. These were, therefore, my main responsibilities during my five months internship in this company. These responsibilities are described in detail in the first part of this report. The second part of this report is devoted to the market of interactive whiteboards. This technology is transforming educational markets all over the world due to its exceptional impact on the quality of teaching. Portugal is one of the European leaders with regard to introducing interactive whiteboards into schools, whereas in the Polish and French markets these products are still a novelty. Research into these three markets, together with an attempt to find similarities and differences between them, is included in the second part.
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/5367
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado

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