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 Prevenção da obesidade : da comunicação em ciência à educação na escola
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4877

title: Prevenção da obesidade : da comunicação em ciência à educação na escola
authors: Silva, Maria José Gomes Ferreira Paraty da
advisors: Delgadillo, Ivonne
keywords: Educação em ciência
Educação para a saúde
Nutrição humana
Obesidade
Ensino básico
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A obesidade é uma doença muito relacionada com o estilo de vida e com os hábitos alimentares, responsável por elevadas taxas de morbilidade e mortalidade e com elevados custos socio-económicos quer para o indivíduo quer para a sociedade. A prevalência desta doença atingiu valores epidémicos e continua em fase de crescimento em todas as idades e em ambos os sexos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, se não se travar o ritmo de crescimento da doença, em 2025 metade da população mundial será obesa. Para evitar esta situação a OMS tem procurado sensibilizar os estados-membros a tomarem medidas de prevenção e tratamento que possam parar e inverter o crescimento da obesidade. Em Portugal os valores da pré-obesidade e da obesidade são elevados pelo que, também no nosso país, este é um problema de saúde pública. A prevenção da obesidade tem vários campos de acção sendo a educação um deles. A escolaridade e o conhecimento são determinantes que influenciam o consumo alimentar e estão associados à menor prevalência da obesidade. Este trabalho centra-se nos efeitos provocados por um programa de divulgação de conceitos em alimentaçãofocalizado num grupo de jovens e que visa melhorar o nível de literacia científica alimentar, através de actividades de cariz científico que permitam que os alunos sejam actores activos na construção dos seus conhecimentos e os divulguem à comunidade educativa. O programa foi desenvolvido com os alunos de uma turma do 6º ano do EnsinoBásico, em regime extra curricular, durante vinte e seis sessões semanais, de 45 minutos cada. A avaliação do programa foi feita através da aplicação de um questionário antes e depois da implementação do programa de divulgação. O questionário pretendia verificar as alterações ao nível do desenvolvimento de competências do saber, do saber fazer e do saber ser, as competências em que se baseia a educação formal em Portugal. O questionário foi também aplicado, nos mesmos momentos, aos alunos de outra turma do 6º ano, que serviram de grupo controlo. Os resultados mostram que só ao nível das competências do saber se verificaram alterações significativas atribuídas ao programa de educação alimentar.

Obesity is a disease much related to lifestyle and dietary habits, responsible forhigh rates of morbidity and mortality and is the cause of high socioeconomiccosts both to the individual and to society. The prevalence of this disease has reached epidemic numbers and is still on rising rates among all ages and on both genders. The World HealthOrganization (WHO) estimates that unless this growth rate is stopped, by 2025half of the world population will be obese. To avoid this situation, WHO hasbeen trying toadvise its member states to taking prevention and treatmentmeasures that might be able to stop and revert the increase of obesity. InPortugal the figures of pre-obesity and obesity are high meaning this is also a public health issue among us. Preventingobesity should be a concerted action of which education isessential. School and knowledge determine diet and food consumption and areassociated to lower prevalence of obesity. This work is based on the effects ofa food concepts divulgation program focused on a group of young people. The program aims to improve the scientific literacy on food and diet by performingscience related activities. This might allow students to be active whenassimilating their knowledge and motivate them to share this knowledge with the school community. The program involved 6th grade class students (BasicSchool), in extra curricular time, during twenty six sessions (one per week) of45 minutes each. The evaluation was made through a quest performed before and after the implementation of the divulgation program. The questsought to find out the changes on the students’ diet development: knowledge, know-how and behaviour. At the same time, the quest was also made to students of another 6thgrade class that were used as a control-group. Results show that changes caused by the program were only verified atknowledge level.
URI: http://hdl.handle.net/10773/4877
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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