Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4834
Title: Desenvolvimento do ensino da física experimental em Portugal 1780-1870
Author: Gomes, Maria Emília Jacinto Vaz
Advisor: Malaquias, Isabel Maria Coelho de Oliveira
Keywords: Ensino da física
Ensino da física
História da ciência
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No presente trabalho apresentam-se os resultados da análise e interpretação relativos ao desenvolvimento do ensino da Física Experimental na Universidade de Coimbra e na Escola Politécnica de Lisboa no período compreendido entre 1780 e 1870. Tiveram-se em consideração os professores envolvidos, os métodos de ensino, os livros de texto e os instrumentos usados e adquiridos, procurando destacar-se a vertente experimental da disciplina. Relativamente à Universidade de Coimbra, apresenta-se ainda uma análise sobre os temas sorteados para os exames, referindo a sua correspondência com os livros de texto, o seu carácter experimental e a introdução de temas modernos. Examinam-se também os documentos de avaliação dos alunos que preparavam a sua licenciatura, uma vez que também contribuem para a caracterização do ensino da Física Experimental. A tipologia dos aparelhos adquiridos, considerada ainda em termos da sua aplicação ou utilidade, data de concepção e possíveis influências exercidas sobre a sua aquisição é apresentada, tendo como referência as duas instituições de ensino portuguesas analisadas. Os espaços condicionantes do trabalho experimental a desenvolver são considerados, particularmente no que se refere ao seu melhoramento e adequação às finalidades a que se destinam. As viagens científicas realizadas pelos professores e a sua influência na actualização do ensino da Física são um factor importante neste processo, contribuindo para a introdução de novos métodos de ensino, nomeadamente o recurso à projecção de fenómenos, à realização de “prelecções livres” e à realização de trabalhos práticos pelos alunos. Referem-se ainda brevemente o número de alunos e os problemas de emprego, a aquisição de publicações, as reformulações curriculares e os problemas de aprendizagem. Centra-se a atenção nos trabalhos realizados pelos professores, de que se destaca o projecto de realização sistemática de observações meteorológicas e magnéticas, com a instituição de observatórios, tanto na Universidade de Coimbra como na Escola Politécnica de Lisboa. Nesta última instituição considera-se o desenvolvimento de uma “escola de investigação” no âmbito daquelas observações. Faz-se ainda uma análise comparativa do desenvolvimento do ensino da Física Experimental entre as instituições portuguesas que foram consideradas e algumas outras instituições europeias equivalentes, principalmente em França, na Inglaterra, na Escócia e na Alemanha.
This work aims to present the results of the analysis and interpretation of the development of experimental physics teaching at the Universidade de Coimbra and Escola Politécnica de Lisboa during the 1780-1870 period. Several factors were taken into consideration, namely the professors, the teaching methods, the used and acquired textbooks and instruments, trying to stand out the disciplines experimental field. Regarding the University of Coimbra it is also presented an analysis on the subjects that were drawn out in a raffle for the exams, referring its relation with textbooks, its experimental character and the introduction of modern themes. The evaluation documents of licence students are also examined, as they contribute to characterize the teaching of Experimental Physics. The typology of the acquired instruments, as well as its usefulness, date of conception and possible acquisition influences, are also presented, using as reference these two Portuguese teaching institutions. The spaces where the experimental work should be developed were also approached, namely concerning the improvements held in the rooms bound for the experiences. The scientific trips taken by the professors and their influence in the updating of the physics teaching are an important factor in this process, while contributing to the introduction of new teaching methods, namely the projection of phenomena, the performing of “free lectures” and the development of students’ practical works. There is also a brief reference to the number of students involved, some employment problems, to the acquisition of periodics and books, to curricular reforms and learning difficulties. It is given a special attention to the works carried out by professors, standing out the project of systematic magnetic and meteorological observations, held in the observatories set up at the Universidade de Coimbra and at Escola Politécnica de Lisboa. In this last institution, the development of a “research school” is considered in the scope of those observations. It is also performed a comparative analysis between these two Portuguese institutions and some other equivalent European institutions, namely in France, in England, in Scotland and in Germany.
Description: Doutoramento em Física
URI: http://hdl.handle.net/10773/4834
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DFis - Teses de doutoramento

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