Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4790
Title: Convergência estratégica das políticas nacionais de turismo e transporte : o caso português
Author: Brilha, Nuno Miguel Mocica
Advisor: Costa, Carlos
Ferreira, Ana Maria Alves Pedro
Keywords: Indústria do turismo
Turismo
Impacto económico
Planeamento do turismo
Política de transportes
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O turismo é uma actividade de enorme significado mundial. O estudo do seu desenvolvimento abrange perspectivas diversas, relacionadas com os seus impactos económicos, ambientais e sócio-culturais. No entanto, é o peso do seu impacto económico que suscita a maior atenção por parte de Governos e do sector privado, relevando a prioridade do seu planeamento. Não obstante o estádio de desenvolvimento que lhe conhecemos hoje, o turismo não seria possível sem a mais recente revolução dos transportes, que ocorreu após a II GGM com o advento da aviação a jacto comercial. As noções de transporte e acessibilidade, estão, compreensivelmente, intrínseca e indelevelmente ligadas ao turismo, nomeadamente através do transporte por modo aéreo. Esta dissertação discute a existência de uma Política Nacional de Turismo em Portugal e a sua convergênica com uma Política Nacional de Transportes, considerando em particular o modo aéreo. A revisão de literatura e de conceitos apresentados, suportam esta relação biunívoca inicialmente proposta, sendo posteriormente avaliado específicamente o caso português. Usando como instrumentos de investigação, a análise documental e a entrevista, foi possível auscultar os sectores público e privado do turismo em Portugal. Desta investigação conclui-se não existir actualmente em Portugal um Politica Nacional de Turismo ou de Transporte. Não obstante, legitima de modo académico e empírico, a validade da convergência estratégica entre Turismo e Transporte Aéreo.
Tourism is an activity of global significance. The study of its evolution covers several areas, in relation to its economic, environmental, social and cultural impacts. However, it is the weight of its economic impact that attracts the attention of governments and the private sector, revealing the need for planning. Nonetheless, the evolutionary phase where tourism stands today would not have been possible without the latest transport revolution that occurred after WWII with the advent of commercial jet aviation. The notion of transport and accessibility is understandably, deeply embedded in tourism, namely through air transport. The following dissertation discusses the need for a National Tourism Policy in convergence with a National Transport Policy, namely for air transport. The literature review and concepts put forward support this proposed bilateral relationship, thus evaluating specifically the case for Portugal. Using investigation tools such as documental analysis and interviews it was possible to monitor the public and private tourism sectors in Portugal. This investigation concludes, at this juncture, for the non-existence of a Portuguese National Tourism or Transport Policy. Notwithstanding, the findings legitimate both academically and empirically, the case for strategic convergence between Tourism and Air Transport.
Description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/4790
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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