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http://hdl.handle.net/10773/4781
Title: | Urbanidade e educação cultural : estudo de caso em supervisão ecológica |
Author: | Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo |
Advisor: | Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho |
Keywords: | Supervisão Formação de professores Educação visual e tecnológica Património cultural Educação para a cidadania |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O estudo insere-se na área científica da Formação de Professores,
designadamente na Supervisão da formação de futuros professores de
Educação Visual e Tecnológica.
O processo de formação destes futuros professores, baseado em acções
que assumem como referentes a cidade e o seu património cultural, enquanto
espaços possíveis de educação, cultura e promoção da cidadania, associadas
a estratégias específicas de supervisão, constituíram o objectivo genérico
deste estudo, que considera a educação pela arte e pela tecnologia, essencial
ao desenvolvimento integral do homem face à emergência social de novos
códigos e saberes.
A visão integradora destas perspectivas aponta para um problema que
sublinha a necessidade de reconceptualização da formação dos novos
professores, e da acção estratégica das instituições de formação e educação,
comprometida com a possibilidade da criação de sinergias inter-institucionais e
contextuais, geradoras de novos diálogos reenquadradores do papel
democrático e das funções da escola, tradicionalmente remetida ao seu
espaço físico e conceptual.
O estudo assume uma abordagem de tipo qualitativo no âmbito dos
paradigmas sócio-construtivista e da complexidade, tratando-se
metodologicamente de um estudo de caso na variante multi-caso, que procura
analisar e compreender os processos de supervisão da formação de futuros
professores desta área disciplinar, organizados em núcleos de estágio em
contexto urbano, e cujas acções decorrem de projectos de intervenção
pedagógica e educativa em espaços patrimoniais da cidade.
A conclusão do processo investigativo sugere uma perspectiva aberta,
que considera a escola, a cidade patrimonial e as forças sociais que as
protagonizam, como espaços e agentes de indução a novos percursos de
formação, reflexão e acção cívica e criativa, através da reinterpretação do
conhecimento emergente e da aquisição de competências fundadas na
possibilidade da inovação formativa, pedagógica e supervisiva, sustentadas
numa perspectiva pós-tradicionalista, comprometida com a formação integral
da pessoa, na tripla dimensão profissional, social e humana. This study is part of the scientific area of the teachers’ training, namely in the supervision of future Arts and Technological Education teachers’ training. The training process of these future teachers, based in actions which assume the city and its cultural patrimonial referents as possible spaces of education, culture and citizenship promotion (related to supervision of specific strategies) constitute the generic aim of this study. It considers the education through art and technology, essential to the integral development of man face to the social rise of new codes and knowledge. The inclusive vision of these perspectives point to a problem which emphasises the necessity of reconceptualization of new teachers’ training, and the strategic action by the formative and educational institutions, engaged with the possibility of creating interinstitutional and contextual synergies, generative of new dialogues, which restructure the democratic role and the school functions traditionally devoted to its physical and conceptual space. The study assumes a qualitative approach in the extent of social constructivist paradigm and of complexity. Methodologically it is a study case in the variety multi-case, which tries to analyse and understand the processes of the supervision of future teachers’ training in this subject area (organised in training groups in urban context) and whose actions result from projects of pedagogical and educational intervention in patrimonial city spaces. The conclusion of the investigation process implies an open perspective. This perspective considers the school, the patrimonial city and the social forces, that play the main role, as inductive spaces and agents for new formative paths, reflections, and civic and creative action, through the reinterpretation of the rising knowledge and acquisition of competences sustained in a post-traditional perspective. This point of view is engaged with a person’s integral training in its triple dimension: professional, social and human. |
Description: | Mestrado em Supervisão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4781 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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