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 Concepção e implementação de um modelo de eLearning no ensino superior : estudo exploratório numa disciplina de inglês
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4765

title: Concepção e implementação de um modelo de eLearning no ensino superior : estudo exploratório numa disciplina de inglês
authors: Ribeiro, Sandra Patrícia Marques
advisors: Ramos, Fernando
keywords: Tecnologia educativa
Multimédia
E-learning
Blended learning
Ensino de línguas
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O propósito deste trabalho é reflectir sobre todo o processo de migração de uma disciplina leccionada no regime presencial-tradicional para blendedlearning, focando aspectos desde a fase de concepção à fase de implementação de um modelo de eLearning. Neste sentido foi concebido e implementado um modelo para a disciplina de Inglês Aplicado ao Marketing, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Os objectivos primordiais consistiram em analisar o impacto de um modelo de eLearning numa disciplina de Língua Inglesa; analisar dados ao nível da participação e satisfação dos alunos; e ainda apresentar conclusões e apontar alguns caminhos de investigação futura. Desta forma, o estudo considera inúmeras questões que se prendem com modelos de eLearning, receptividade dos intervenientes, entre outras. Uma vez que a disciplina de Inglês para Fins Específicos é considerada instrumental, questionamo-nos sobre a motivação dos alunos. Surgem novas metodologias de ensino e há a necessidade de reestruturar conteúdos já existentes. Estarão os professores preparados para assumir as novas responsabilidades e enfrentar os novos desafios científicos, pedagógicos e tecnológicos? Para cumprir os objectivos propostos, a investigação baseia-se num estudo qualitativo, descritivo, assente numa metodologia de investigação-acção, uma vez que o intuito é verificar e anotar todo o desenrolar de uma disciplina ao longo de um semestre, leccionada seguindo um novo modelo de ensino. Implementar um modelo de eLearning envolve a adaptação de estratégias. As mudanças a nível de metodologias fazem com que professores e alunos repensem os seus papéis e atitudes. Neste caso concreto, os alunos participaram mas não se verificou interacção uma vez que se limitaram a responder à questão inicial sem opinar. Transparece um certo grau de desmotivação pessoal, indiferença perante algo mais polémico que possa induzir um debate. Apesar dos esforços para implementar novas estratégias e distribuir tarefas mais colaborativas, os alunos mostraram estar ainda dependentes do professor, revelando pouco interesse em serem autónomos e responsáveis pela própria aprendizagem. Migrar uma disciplina mostrou ser complicado e moroso, pois não implica uma transposição de conteúdos. A integração das tecnologias compromete não só a mudança de meios, mas também a mudança de metodologias, estratégias e competências. Significa trabalhar, reestruturar e avaliar. Uma implementação de sucesso requer uma mudança de atitudes e ideias, muitas vezes difícil. Envolve mais dedicação e tempo por parte do professor, muitas vezes não reconhecido pelos restantes. Num sistema onde os resultados são primordiais, a mudança é encarada com algum cepticismo.

The present dissertation seeks to describe the migration process of a traditionally taught English Language course to blended-learning, considering various aspects that range from the design to the implementation phase of an eLearning model. Thus, an eLearning model was conceived and implemented in English for Marketing, in ISCAP. The objectives of the project were two. They consisted in the analysis of the impact of an eLearning model in a language course and the analysis of the level of participation and student satisfaction data in this model. Furthermore it was our intention to indicate possible future research lines. Hence, this dissertation addresses global questions related to eLearning models, and questions related to the participants, such as students’ receptivity. As English for Specific Purposes is considered instrumental, students’ motivation is also questioned. This learning model questions teacher involvement. As new methodologies appear, there is the need to reorganize existing contents. Will teachers be prepared to assume the new responsibilities and face the new scientific, pedagogical and technological challenges? The project is based on a case study of a descriptive, qualitative nature, grounded on an action-research paradigm, as the objective was to verify and describe the unfolding of a blended-learning course throughout a semester. Placing a course on line implies adapting strategies. The shift in methods makes both teachers and students rethink their roles and their attitudes. In this case, students participated but there was no interaction; students simply answered a question, very often ignoring their personal opinion. There seems to be no self-motivation, no interest in raising questions or addressing new interests in their debates. Despite the efforts to implement new strategies, group oriented tasks, students still depended on the teacher to tell them what to do and how to do it. They showed little interest in being responsible for their own learning, in being autonomous. Migrating a course is not a simple task because it is not a mere transposition of contents. Integrating technology is not about changing the media of our “sevenyear old class notes”; it is about changing methods, strategies and competences. It is about working, restructuring, comparing and evaluating. Successfully implementing change requires a shift in attitudes and rooted ideals and that is not easy. It also implies time and dedication from the teacher that very often is not acknowledged by peers. In a system where the final results are essential, change is looked upon with some scepticism.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4765
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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