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 O hipervídeo aplicado à cibermuseologia
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4758

title: O hipervídeo aplicado à cibermuseologia
authors: Bettencourt, Carolina
advisors: Raposo, Rui
keywords: Comunicação multimédia
Vídeo
Protótipos
Sistemas interactivos
Interfaces gráficas
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O termo hipervídeo surgiu em 1996 como forma de diferenciar o vídeo interactivo, dadas as novas especificidades que este possui em comparação com o vídeo digital tradicional. Com o progresso tecnológico registado neste tipo de conteúdo audiovisual, vídeos desta natureza passam também a ter novas demandas que, aliadas ao ambiente da Web, têm contribuído para o aumento da sua aceitação e exposição nos mais diversos meios e contextos. Apesar de ainda existirem algumas fragilidades, quanto à melhor forma de conjugar os desafios da composição da interface gráfica e da sua relação com a não-linearidade no hipervídeo, existem já vários exemplos em que a sua utilização foi experimentada com resultados muito interessantes. Na presente dissertação, o hipervídeo será abordado no contexto da cibermuseologia, isto é, na mesma será feito um levantamento das preocupações a ter em conta aquando da sua produção e realização para posterior aplicação como canal de conhecimento e espaço de educação alternativo ou complementar, sem que seja necessária a presença do utilizador num tempo ou num espaço determinados. No presente documento será feito um resumo histórico de projectos hipervídeo e um levantamento das plataformas existentes que trabalham com vídeo interactivo. Serão ainda identificados os aspectos a ter em conta na concepção da interface gráfica de conteúdos desta natureza, as preocupações a considerar no seu design estrutural, no design de conteúdos, e na interacção a estabelecer com o mesmo. Este quadro teórico é depois cristalizado num protótipo de visita virtual ao centro de Aveiro que foi avaliado por meio de inquérito e sobre o qual se elaborou um conjunto de melhorias a realizar de acordo com os dados recolhidos e as conclusões retiradas.

The term hypervideo emerged in 1996 as a way to differentiate it from interactive video, given its new in comparison with the traditional digital video. With the technological progress made within this type of audiovisual content, such videos have new demands that, allied to the environment of the Web, have contributed to the increased acceptance and exposure in various ways and contexts. Although there are still some difficulties in trying to find the best way to deal with the challenges of composition of the graphical interface and its relationship with the non-linearity in hypervideo, there are already several examples in which their use has been tested with very interesting results. In this dissertation, hypervideo will be addressed in the context of cybermuseology, i.e., a survey of concerns that takes into account the production and performance for subsequent applications as a channel of knowledge and area of complementary or alternative education, without the need for the presence of the user at a time or a certain place. This document will include an historical summary of hypervideo projects and an analysis of existing platforms that work with interactive video. Also identified are the aspects of design with regards to graphical interface in content of this nature, the concerns to be considered in structural design, the design of content, as well as the interaction. This theoretical framework is then formed into a prototype of a virtual tour to the centre of Aveiro, which was evaluated by a survey that will allow to knowledge a series of improvements to be undertaken in accordance with the data collected and conclusions drawn.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia - Audiovisual Digital
URI: http://hdl.handle.net/10773/4758
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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