Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4749
Título: Abandono escolar no 10º ano: uma análise sócio-organizacional
Autor: Paiva, Maria Catarina Lopes
Orientador: Costa, Jorge Adelino
Palavras-chave: Administração da educação
Abandono escolar
Indicadores socioeconómicos
Sociologia da educação
Ensino secundário
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O ensino está no centro das atenções não só de professores, alunos e pais como de cidadãos, polít icos, meios de comunicação social e investigadores. Actualmente vive-se um processo de transformações nas inalidades educativas, na massificação discente, nos problemas que esta massificação coloca de insucesso, de significado e utilidade das actividades escolares. O nosso estudo tem como objectivo reflectir sobre os motivos que levam os jovens a abandonar o sistema de ensino sem terminarem o ensino secundário, ou sem terem uma qualificação profissional que lhes permita uma prof issão bem remunerada. Com este trabalho pretendemos contribuir para de algum modo melhor se conhecer o fenómeno do o abandono/ insucesso escolar , que no nosso país continua a ser um dos mais altos da Europa. O estudo foi realizado numa escola básica do 3. º ciclo com ensino secundário. Para realizar esta investigação recorremos fundamentalmente à aplicação de entrevistas aos sujeitos que, após se terem matriculado no 10.º ano de escolar idade, abandonaram o sistema de ensino. As entrevistas continham elementos de caracterização e indicadores que nos permitiram responder aos objectivos do estudo.
Educat ion is the core concern of both teachers, students and parents, as well as of al l citizens in general , politicians, media and researchers. A whole process of changes is being taken on educational purposes, student massification and on the challenges it inputs on unsuccess, meaning and usefulness of the school activities. Our research aims at reflecting upon the reasons that lead youngsters to drop the Educational System without concluding the Secondarygrade, or even without a professional qualificat ion that might provide them witha well-paid job. With this work we also aim at contributing somehow to know bet ter the school dropouts or the school fai lure phenomenon, one of the highest in Europe. This study has been performed in a Secondar y School with post -beginner level (3rd degree of studies) . To perform this research we have resorted fundamentally to the application of interviews to the individuals who after having enrolled in the 10th grade, have quit the Educational System. These interviews focussed on elements of characterization and indicators that enabled us to respond to the study aims.
Descrição: Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4749
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008000332.pdf898.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.