DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Compreender e proteger as dunas: uma abordagem no 1º ciclo do E.B
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4704

title: Compreender e proteger as dunas: uma abordagem no 1º ciclo do E.B
authors: Oliveira, Diana Paula Correia de
advisors: Bernardes, Cristina
keywords: Ensino das ciências
Educação ambiental
Métodos pedagógicos
Estratégias da aprendizagem
Desenvolvimento das competências
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Tendo em conta que as finalidades do ensino básico devem proporcionar nos alunos o desenvolvimento de competências científicas, de valores e atitudes que permitam a sua educação e consequentemente a literacia científica, foi efectuada uma investigação educacional que visou contribuir para o aumento dessa mesma literacia. O presente trabalho tem como problema de investigação características que devem possuir os materiais curriculares e respectivas metodologias de abordagem para possibilitar aos alunos a compreensão do sistema dunar, contribuindo paralelamente para a sua protecção e preservação. Pretende apresentar-se como uma ferramenta de orientação dos docentes que leccionam o 1º ciclo do ensino básico, com particular incidência no 1º ano de escolaridade. A implementação do trabalho de campo e o uso de conteúdos do Estudo do Meio e outras áreas curriculares facilitou a sensibilização dos alunos para o património natural/ambiental local. A proposta didáctica fundamenta-se na elaboração de um guião didáctico do professor e aluno, com os respectivos materiais que envolve a saída de campo com três momentos distintos; a preparação da saída, a saída propriamente dita e o pós saída. São expostos os resultados da aplicação dos materiais e metodologias acompanhados pela reflexão crítica da professora que o aplicou. Este trabalho finaliza com a apresentação de sugestões, e projectos que se desenvolveram ao longo da realização do estudo que provocaram enriquecimento mútuo. Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos intervenientes neste estudo (1º ano de escolaridade) mobilizaram saberes científicos para compreensão da realidade e para abordagem de situações e problemas do quotidiano, adoptando estratégias adequadas, tomando decisões e cooperando com os colegas nas tarefas e no projecto comum.

Having in mind that the purposes of the basic teaching must provide in the students the development of scientific competences, values and attitudes that allow their education and consequently the scientific literacy, was effectuated an educational investigation that aimed at contributing to the increase of that same literacy. The present work has a research problem the characteristics that the curricular materials must possess and respective approach methodologies to make possible to the students the understanding of the dunar system, contributing parallel to its protection and preservation. Intends to present itself as an orientation tool of teachers that instruct the 1st Level of Basic School with matter incidence in the 1st grade. The implementation of field work and the used of contents of Study Local and other curricular áreas facilitated the students’sensitization for the local natural/environmental patrimony. The didactical proposal is based in the elaboration of a teacher and student guide book with respective materials that involves the field trip with three different moments; the preparation of the trip, the trip itself and the pos trip. Are exposed the results of the materials and methodologies application accompanied by the critical reflection teacher’s apllied it. This work concludes with the presentation of suggestions, and projects that had been developed throughout the accomplishment of the study that provoked mutual enrichment. The obtained results allow to conclude that the intervening students in this study (1st grade) mobilized scientific knowledge for understanding of reality and approach of everiday situations and problems, adopting appropriate strategies, making decisions and cooperating with schoolmates in the tasks and in the common project.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4704
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
207978.pdf15.73 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2