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 A procura de explicações: as razões dos pais
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4694

title: A procura de explicações: as razões dos pais
authors: Neto, Maria da Conceição Henriques Pereira Moutinho
advisors: Mendes, António Augusto Neto
keywords: Administração do ensino
Sucesso escolar
Ensino particular
Ensino de massas
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento do fenómeno das explicações no nosso país, mais precisamente das razões que os pais apontam para procurarem este tipo de serviço. Tratando-se de um fenómeno que envolve um serviço educativo complementar e/ou concorrencial à escola, ele constitui-se como um tema da máxima actualidade e interesse para as Ciências da Educação, pelas implicações que tem quer nos resultados escolares, quer nas questões da equidade educativa e social. Este estudo, para além duma componente teórica que nos leva a equacionar os contextos sociais em que a procura de explicações ocorre e a conhecer a sua natureza e extensão em alguns países do mundo, tem por base um trabalho empírico centrado numa área geográfica e população determinadas. Esta fase empírica tem como objectivos conhecer a dimensão e natureza do fenómeno desde o Ensino Básico até ao Ensino Secundário e as razões que os pais invocam para procurarem explicações. Para a realização do trabalho empírico foram utilizadas técnicas diversificadas de recolha de dados, sendo fundamentais o inquérito por questionário aos professores do 1º ciclo, aos alunos e encarregados de educação de uma amostra seleccionada do Ensino Básico e Secundário, e entrevistas semiestruturadas a encarregados de educação que têm filhos em explicações. Foram, ainda, realizadas entrevistas semi-estruturadas aos responsáveis dos Centros de Estudo/Explicações/ATL existentes na área de estudo. Os resultados deste trabalho revelaram que existem alunos de todos os níveis de ensino desde o 1º ciclo até ao 12º ano a frequentar explicações, embora apresentem características diferentes. As razões apresentadas pelos pais para a procura de explicações variam segundo o ciclo ou nível de ensino. No 1º ciclo centram-se no acompanhamento dos filhos durante o horário laboral dos pais e na realização dos trabalhos de casa. Nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico incidem, essencialmente, na prevenção do insucesso escolar e na aquisição de uma boa preparação de base. Os pais do Ensino Secundário, apontam como razões fundamentais a importância de uma boa preparação de base e a necessidade de os filhos obterem notas para entrar no Ensino Superior. As responsabilidades imputadas à escola são referidas com pouco destaque relativamente àquelas que se relacionam com as características dos alunos e das famílias e com as políticas de acesso aos cursos superiores. Este estudo poderá contribuir para um maior conhecimento do fenómeno no país tanto numa perspectiva de complementaridade, como numa perspectiva comparativa. Poderá, ainda, servir para levantar questões que despertem o interesse por novas pesquisas, nomeadamente acerca do efeito das explicações sobre os resultados da escola.

The current research aims at contributing to the knowledge of the private tutoring phenomenon in our country, more specifically of the reasons that parents point out to look for this kind of service. Since this a phenomenon which involves a complementary and/or competitive educational service in relation to school, it is an up-to-date theme of the outmost interest for Educational Sciences both for the implications it has on school results and for the questions of educational and social equity it raises. Besides a theoretical component that leads us to think about the social contexts in which the search for private tutoring occurs and to know the nature and extension of the phenomenon in some countries throughout the world, this research work has as grounding an empirical work centred in a specifical geographic area and population. This empirical work has as objectives to know the dimension and nature of the phenomenon from Basic School to Secondary School and the reasons that lead the parents to look for private tutoring. For this empirical work we used different data gathering techniques, from which the most important were the questionnaires to teachers of the 1st cycle of Basic Education, to the students and parents of a selected sample of the Basic and Secondary School, and the semi-structured interviews with parents whose children attend private tutoring. Further, we conducted semi-structured interviews with people in charge of Study Centres/Private Tutoring/Free-Time Occupation Services of the research area. The results of this research show that there are students from every school level from the 1st cycle to the 12th year of schooling attending private tutoring, even though they have different characteristics. The reasons put forward by the parents for the search for private tutoring vary according to the cycle or school level. In the 1st cycle the reasons are centred in the accompaniment of the children during the parents working hours and in doing homework. In the 2nd and 3rd cycles the reasons are related with the prevention of school failure and with the acquisition of a good basis of preparation. Parents with children in the Secondary Education point out as main reasons the importance of a good basis of preparation and the need of the children to get good grades in order to have access to Higher Education. The responsibilities attributed to school are given relatively less importance than those related with the students and families’ characteristics and with the access to Higher Education policies. This study, made in an area and population with particular characteristics that are distinct from those of the area which was the object of a study in Portugal in 2001, can contribute to a greater knowledge of the phenomenon in the country both in a complementary perspective and in a comparative one. It can, further, contribute to raising issues that can foment the interest in new researches, namely on the effects of private tutoring on school results.
description: Mestrado em Análise Social e Administração da Educação - Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4694
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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