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 A (re)escrita através do currículo: aprender a língua por projectos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4686

title: A (re)escrita através do currículo: aprender a língua por projectos
authors: Cardoso, Maria Elisabete da Cruz
advisors: Pereira, Luísa Álvares
keywords: Gestão curricular
Trabalho de projecto
Aprendizagem da leitura
Aprendizagem da escrita
Processos de aprendizagem
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo procura compreender os efeitos que uma organização curricular baseada em projectos de (re)escrita de textos pode ter nas representações e nas atitudes dos alunos de primeiro ciclo de escolaridade do ensino básico face à aprendizagem, em geral, e à aprendizagem da língua escrita, em particular. Assim, no enquadramento teórico, faz-se uma reflexão em torno de dois campos fundamentais: o da gestão curricular e o do ensino da produção textual por escrito, procurando-se discernir os referenciais centrais que estruturam, actualmente, estas duas áreas. O desenho do projecto de investigação-acção e o processo da sua implementação, bem como os procedimentos de recolha e tratamento da informação, serão objecto de reflexão no capítulo relativo à Metodologia. Darse- á particular ênfase a três instrumentos investigativos: os diários de aprendizagem e as entrevistas aos alunos, accionados no início e no final do processo e, ainda, a produção escrita de um texto (convite), nas suas diferentes fases, inserido numa lógica de projecto. Os resultados apontam para uma mudança na representação dos alunos relativamente ao acto de ler e de escrever na escola e para uma maior consciencialização do (seu) próprio processo de (re)escrita. Por outro lado, os dados sugerem, ainda, um maior envolvimento dos alunos neste modelo de gestão curricular repercutindo-se, positivamente, na expressão escrita.

It is the purpose of this study to understand the effects that curriculum management based on (re) writing tests may have on primary school pupils’ concepts and attitudes towards learning in general and writing in particular. The theoretical framework of the study is a reflection based on two mains fields: the curriculum management and the teaching of writing texts in order to find the relevant aspects that support these two areas. The design of this research project and its implementation as well as procedures related to gathering and analysing information are presented in the chapter on methodology. Here there are three significant research aspects: learning diaries and interviews to students after a thorough comparison in the beginning and at the end of this process as well as the written work (invitation) according to its different stages, included in a project. The results point to an alteration of the pupils’ conceptions concerning reading and writing at school and to a higher understanding of (their) own learning process of (re) writing. On the other hand, the results show that pupils become more involved with this type of curriculum management which has a positive impact in the written work.
description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/4686
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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