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 A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4681

title: A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória
authors: Simões, Ana Raquel Gomes São Marcos
advisors: Araújo e Sá, M. H.
keywords: Didáctica
Didáctica das línguas - Ensino básico 3º ciclo
Línguas - Desenvolvimento de competências
Diversidade linguística
Relações interculturais
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Enquadrado numa perspectiva praxeológica e interventiva da Didáctica de Línguas, o nosso estudo fundamenta, descreve e analisa propostas de realização de um trabalho escolar de educação em línguas, com vista ao desenvolvimento da cultura linguística de alunos no final da escolaridade obrigatória. Na sequência de uma discussão crítica de outros estudos efectuados nesta área tendo em vista a compreensão da relação sujeito-língua em contextos educativos, entende-se por cultura linguística o conjunto de saberes, representações, estereótipos e mitos acerca das línguas, abrangendo 3 dimensões: a cognitiva, a imagética/representacional e a de práticas. Depois de um estudo exploratório junto de uma amostra alargada de alunos, no final da escolaridade obrigatória, do distrito de Aveiro, com vista à descrição da sua cultura linguística, no qual utilizámos um inquérito por questionário, foram identificados elementos didácticos úteis para um trabalho educativo concreto. Procedeu-se, então, à implementação de um plano de intervenção didáctica junto de uma turma do 9º ano de escolaridade, de uma escola do concelho de Ílhavo, ao longo de um ano lectivo e de forma interdisciplinar. A análise dos dados, recolhidos segundo diferentes métodos e instrumentos, mostra que o trabalho efectuado permitiu o desenvolvimento da cultura linguística dos alunos, nomeadamente: tornaram-se capazes de identificar e comparar mais línguas, alargaram os seus projectos linguísticos, modificaram ou perpetuaram as suas representações face às línguas e povos e mostraram-se mais conscientes do diverso linguístico que os rodeia e mais disponíveis para com eles lidar. Partindo do terreno para a ele voltar, este estudo demonstra-nos como, no âmbito da Didáctica de Línguas, se pode tornar útil e legitimar o saber produzido através de e nas práticas.

Within a praexeological and interventive framework of Language Didactics, our study describes, sets up and analyses suggestions for school practice in language education, aiming at the development of students’ linguistic culture, when ending compulsory education. After a critical discussion of other studies in this area which intended to study the relationship between individuals and languages within educational contexts, we understand the concept of linguistic culture as the amount of knowledge, representations, stereotypes and myths about languages, including 3 dimensions: cognitive, representational and that of practices. After an exploratory study with an enlarged sample of students, from the district of Aveiro, aiming at describing their linguistic culture, some useful didactical elements were identified for a concrete educational practice. An interdisciplinary didactical intervention plan was implemented with a 9th grade class from a school in Ílhavo, during a school year. When analysing the data, collected according to different methods and several instruments, one may conclude that the project allowed the development of the students’ linguistic culture, namely: they were able to identify and compare more languages, enlarged their linguistic projects, modified or persisted on their representations towards languages and people and they also became more aware of the languages around them. Collecting data on field to be able to intervene on it, this study is an example of how, within Language Didactics, it is useful to produce and legitimate the knowledge through and within educational practices.
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/4681
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