DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 Desenvolvimento colaborativo de novos produtos na indústria do mobiliário: uma abordagem qualitativa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4521

title: Desenvolvimento colaborativo de novos produtos na indústria do mobiliário: uma abordagem qualitativa
authors: Silva, Luis Filipe Reis da
advisors: Diz, Henrique Manuel Morais
Moreira, António Carrizo
keywords: Gestão organizacional
Mobiliário - Portugal
Gestão de produtos
Inovação industrial
Investigação e desenvolvimento
Avaliação de desempenho
issue date: 12-Jul-2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Propósito: A dissertação apresentada tem como objectivo identificar os procedimentos e métodos de gestão utilizados pelas empresas pertencentes ao sector do mobiliário no desenvolvimento de novos produtos. Metodologia: A revisão bibliográfica permitiu desenvolver um estudo qualitativo aplicado a oito empresas, com o objectivo de analisar os procedimentos e métodos de gestão inerentes às actividades de concepção e desenvolvimento colaborativo de novos produtos. Resultados: Os resultados alcançados com o estudo permitiram concluir que: (1) a maioria das empresas estudadas desencadeia as suas actividades de investigação e desenvolvimento com base nos princípios da inovação aberta; (2) os dois subsectores analisados, designadamente mobiliário em madeira e mobiliário metálico, apresentam características divergentes quando à coordenação e gestão de recursos afectos ao processo de desenvolvimento de novos produtos; (3) os procedimentos e métodos de gestão utilizados no desenvolvimento de novos produtos dependem da dimensão das organizações e do sector de actividade onde estas operam; (4) as empresas estudadas pertencentes ao subsector do mobiliário em madeira são tradicionais; (5) as empresas analisadas são “seguidoras” das tendências de mercado; (6) a totalidade das empresas estudadas fomenta o envolvimento de fornecedores no processo de desenvolvimento de novos produtos; (7) o desenvolvimento colaborativo de novos produtos é potenciado por factores relacionais entre os intervenientes, bem como pela tipologia de produto, sector de actividade e dimensão das organizações; (8) as empresas estudadas pertencentes ao sector do mobiliário não promovem o envolvimento activo equitativo dos intervenientes no desenvolvimento colaborativo de novos produtos, comportando-se o cliente como empresa que lidera o processo de desenvolvimento e o fornecedor como liderado.

Purpose: The main goal of this dissertation is to identify the procedures and managemnet methods used by companies of the furniture industry on the development of produtcs. Methodology: With the review of the literature it was possible to design a qualitative study applied to 8 companies in order to analyze both the procedures and the managemnet methods inherent to the conception and collaborative new products development. Results: The results achieved by the study allowed to conclude that: (1) the majority of the firms studied use throughout their R&D activities the principles of open innovation; (2) the wood and metallic furniture industries present divergent characteristics concerning the coordination and management of resources associated with the new product development; (3) the management procedures used during the product development process is directly related to the size of the companies and the subsector they operate on; (4) the studied companies from the wood subsector have a traditional approach; (5) the analyzed companies follow market tendencies; (6) all the studied companies encourage the involvement of the suppliers in the new products development process; (7) the collaborative new products development is heigttened by the business relationship factors between all the parts involved, as weel as the type of products, activity sector and dimension of the companies; (8) the sample analyzed from the furniture industry does not promote an equitative active involvement between both parts in the collaborative new products development process, being the customer the leading firm and the supplier bahaving as the subordinate one.
description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/4521
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
237355.pdf1.82 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2