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 Habilidades auditivas e linguagem em crianças com implante coclear
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4273

title: Habilidades auditivas e linguagem em crianças com implante coclear
authors: Alves, Marisa da Costa
advisors: Teixeira, António Joaquim da Silva
Bastos, Carlos Alberto da Costa
keywords: Ciências da fala e da audição
Implantes cocleares
Audição
Crianças
Desenvolvimento da linguagem
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Objectivo/tema: O implante coclear é um dispositivo electrónico que proporciona estimulação auditiva, indicado para indivíduos com surdez severa a profunda bilateral com benefícios limitados com aparelhos auditivos convencionais. O desenvolvimento linguístico e auditivo das crianças utilizadoras de implante coclear apresenta diferenças significativas relativamente ao das crianças normo-ouvintes, bem como em função da idade de implantação. Os principais objectivos do estudo foram a investigação relativamente ao desempenho de crianças utilizadoras de implante coclear a nível linguístico e em tarefas de processamento auditivo central e à influência da idade de implantação nos resultados. Método: Participaram neste estudo 10 crianças com surdez profunda bilateral congénita, entre os 7 e os 8 anos de idade, 7 implantadas antes dos 2.5 anos e 3 implantadas após essa idade. Foram avaliadas com os seguintes instrumentos: teste de padrão de frequência, teste de padrão de duração, teste de detecção de intervalo no ruído, teste de fala no ruído, teste de fala filtrada e Grelha de observação da linguagem – nível escolar. Resultados: Os principais resultados do estudo foram: um contributo para a caracterização do desempenho de crianças utilizadoras de implante coclear a nível linguístico e de tarefas de processamento auditivo central; indicadores que apontam para um efeito positivo da precocidade da implantação a nível do desenvolvimento das capacidades referidas; o desenvolvimento de cinco testes que avaliam habilidades auditivas. Discussão: Os resultados deste estudo, no que diz respeito à influência da idade de implantação no desempenho, estão de acordo com os resultados encontrados na literatura. Relativamente ao desempenho em tarefas de processamento auditivo central, encontram-se poucos dados na literatura. Conclusão: Os dados recolhidos apontam para um efeito positivo da precocidade da implantação nos resultados. Novos estudos deverão contemplar amostras de maiores dimensões e com mais faixas etárias.

Objective / theme: A cochlear implant is an electronic device that provides auditory stimulation to individuals with bilateral severe to profound hearing loss with limited benefits from conventional hearing aids. The linguistic and auditory development of children who use cochlear implants is significantly different to that of hearing children. Age at implantation also influences the linguistic and auditory development. This study investigated the performance of children who use cochlear implant in language and central auditory processing tasks and the influence of age at implantation on the results. Method: A total of 10 children with bilateral congenital profound deafness with ages between 7 and 8 years participated in our study: 7 implanted before 2.5 years old and 3 implanted after that age. They were evaluated with: frequency pattern test, duration pattern test, gap in noise detection test, speech in noise test, filtered speech test and a Portuguese language evaluation test. Results: The main results were: a contribution for the characterization of the performance of cochlear implant users in language and central auditory processing tasks; indicators that support the positive effect of early implantation on the development of language and auditory abilities; and the development of 5 tests that evaluate auditory abilities. Discussion: The obtained results, regarding the effects of early implantation, are in agreement with the literature. The published data on the performance of implanted children in central auditory processing tasks is scarce. Conclusion: The collected data indicates a positive effect of early implantation. New studies should use bigger samples and extend the covered age range.
description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/4273
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