Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4273
Title: | Habilidades auditivas e linguagem em crianças com implante coclear |
Author: | Alves, Marisa da Costa |
Advisor: | Teixeira, António Joaquim da Silva Bastos, Carlos Alberto da Costa |
Keywords: | Ciências da fala e da audição Implantes cocleares Audição Crianças Desenvolvimento da linguagem |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Objectivo/tema: O implante coclear é um dispositivo electrónico que
proporciona estimulação auditiva, indicado para indivíduos com surdez severa
a profunda bilateral com benefícios limitados com aparelhos auditivos
convencionais. O desenvolvimento linguístico e auditivo das crianças
utilizadoras de implante coclear apresenta diferenças significativas
relativamente ao das crianças normo-ouvintes, bem como em função da idade
de implantação. Os principais objectivos do estudo foram a investigação
relativamente ao desempenho de crianças utilizadoras de implante coclear a
nível linguístico e em tarefas de processamento auditivo central e à influência
da idade de implantação nos resultados.
Método: Participaram neste estudo 10 crianças com surdez profunda bilateral
congénita, entre os 7 e os 8 anos de idade, 7 implantadas antes dos 2.5 anos
e 3 implantadas após essa idade. Foram avaliadas com os seguintes
instrumentos: teste de padrão de frequência, teste de padrão de duração, teste
de detecção de intervalo no ruído, teste de fala no ruído, teste de fala filtrada e
Grelha de observação da linguagem – nível escolar.
Resultados: Os principais resultados do estudo foram: um contributo para a
caracterização do desempenho de crianças utilizadoras de implante coclear a
nível linguístico e de tarefas de processamento auditivo central; indicadores
que apontam para um efeito positivo da precocidade da implantação a nível do
desenvolvimento das capacidades referidas; o desenvolvimento de cinco
testes que avaliam habilidades auditivas.
Discussão: Os resultados deste estudo, no que diz respeito à influência da
idade de implantação no desempenho, estão de acordo com os resultados
encontrados na literatura. Relativamente ao desempenho em tarefas de
processamento auditivo central, encontram-se poucos dados na literatura.
Conclusão: Os dados recolhidos apontam para um efeito positivo da
precocidade da implantação nos resultados. Novos estudos deverão
contemplar amostras de maiores dimensões e com mais faixas etárias. Objective / theme: A cochlear implant is an electronic device that provides auditory stimulation to individuals with bilateral severe to profound hearing loss with limited benefits from conventional hearing aids. The linguistic and auditory development of children who use cochlear implants is significantly different to that of hearing children. Age at implantation also influences the linguistic and auditory development. This study investigated the performance of children who use cochlear implant in language and central auditory processing tasks and the influence of age at implantation on the results. Method: A total of 10 children with bilateral congenital profound deafness with ages between 7 and 8 years participated in our study: 7 implanted before 2.5 years old and 3 implanted after that age. They were evaluated with: frequency pattern test, duration pattern test, gap in noise detection test, speech in noise test, filtered speech test and a Portuguese language evaluation test. Results: The main results were: a contribution for the characterization of the performance of cochlear implant users in language and central auditory processing tasks; indicators that support the positive effect of early implantation on the development of language and auditory abilities; and the development of 5 tests that evaluate auditory abilities. Discussion: The obtained results, regarding the effects of early implantation, are in agreement with the literature. The published data on the performance of implanted children in central auditory processing tasks is scarce. Conclusion: The collected data indicates a positive effect of early implantation. New studies should use bigger samples and extend the covered age range. |
Description: | Mestrado em Ciências da Fala e da Audição |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4273 |
Appears in Collections: | DCM - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.