Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41800
Title: Formação de docentes do Ensino Superior da contabilidade: uma revisão sistemática da literatura
Author: Alves, Aline Alcantara
Guerra, Cecília
Costa, Alberto J.
Issue Date: Jul-2022
Publisher: Instituto de Educação – Universidade de Lisboa
Abstract: As mudanças sociais e tecnológicas que a sociedade enfrenta, implicam que os docentes de Contabilidade invistam em estratégias e recursos educativos inovadores que promovam além da formação científica as competências transversais dos estudantes (ex. atitudes éticas), cruciais ao exercício da profissão. Neste âmbito, urge continuar a investigar sobre (novas) formas de desenvolvimento académico dos docentes de Contabilidade, em particular do ensino superior. Assim este trabalho tem o objetivo identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação docente do ensino superior de Contabilidade presentes na literatura através de uma revisão sistemática de literatura focada em estudos de investigação disponíveis nas bases de dados das plataformas de busca Scopus e Capes, nos idiomas, português, inglês e espanhol. Com esta pesquisa pretende-se contribuir para a investigação intitulada “A integração da didática na formação de docentes de Contabilidade no ensino superior”. A maioria dos estudos que compuseram o corpus de análise são de natureza empírica e foram realizados com alunos, docentes, com alunos/docentes (alunos que atuam como docentes) ou com ambos. O que contribuiu com o resultado da pesquisa, pois segundo Libâneo (1994) e Vasconcelos (2009) o ponto de vista destes atores é relevante, pois eles são considerados os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Os estudos apontaram que a formação do docente do ES de Contabilidade deve ser baseada na experiência, reflexão na ação, utilizando metodologias ativas e conteúdos com abordagem de componentes de formação pedagógica, relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e ao contexto do ES e da Contabilidade. E que deve ser incluído na formação o desenvolvimento de competências relacionadas a atuação docente. De um modo geral os estudos contribuíram com a identificação de fundamentos teóricos e metodológicos sobre a formação do docente do ES de Contabilidade, alguns com o resultado da utilização destes fundamentos na formação e outros com a identificação de fundamentos que devem ser abordados na formação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/41800
Publisher Version: https://icet2022.pt/en/content/abstracts/abstract-book/abstract-book.html
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo_Final_20173_d9202.pdf107.69 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.