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http://hdl.handle.net/10773/41432
Title: | Economia circular na indústria têxtil: o papel do consumidor |
Author: | Rocha, Joana Marisa da Silva Moreira |
Advisor: | Pereira, Elisabeth Robaina, Margarita |
Keywords: | Economia circular Consumismo Atitude do consumidor Indústria da moda Indústria têxtil e da roupa Sustentabilidade Gerações mais jovens |
Defense Date: | 5-Dec-2023 |
Abstract: | Esta dissertação analisa os fatores que influenciam o comportamento dos
consumidores na indústria da moda e na transição para uma economia
circular. A transição para uma economia circular na indústria da moda é
crucial, dado que reduz o impacto ambiental, preserva recursos e impulsiona a
inovação. Os consumidores desempenham um papel de grande relevância ao
efetuarem escolhas sustentáveis, contribuindo, desta forma, para a promoção
de um consumo de têxteis e vestuário mais responsável, que beneficia tanto o
meio ambiente como a sociedade. Neste estudo aplicou-se um inquérito por
questionário aos estudantes universitários da Universidade de Aveiro, em
Portugal, e, posteriormente efetuou-se o tratamento estatístico dos resultados.
Estes indicam que os consumidores mais jovens estão mais conscientes das
questões de sustentabilidade na moda e demonstram um forte interesse em
apoiar marcas sustentáveis. As mulheres possuem um maior conhecimento
sobre problemas da indústria têxtil e são mais sensíveis a questões ambientais
e sociais. Enquanto os homens adotam comportamentos mais práticos, como
comprar roupas usadas ou reutilizá-las. Além disso, o preço é um fator
importante na decisão de compra dos consumidores em relação à moda
sustentável. Apesar do interesse manifestado por muitos consumidores em
produtos de moda sustentável, estes podem ter dúvidas sobre pagar um valor
significativamente mais alto por esses produtos em comparação com os não
sustentáveis. A educação e a informação são importantes para que os
consumidores adotem comportamentos sustentáveis na indústria têxtil. No
entanto, apenas fornecer informações não é suficiente para garantir a adoção
desses comportamentos. Portanto, as políticas e estratégias para promover a
moda sustentável devem ir além da educação e incluir ações concretas, como
incentivos financeiros, acesso a alternativas sustentáveis acessíveis e
campanhas direcionadas a grupos específicos, considerando género, idade e
situação económica. This dissertation analyzes the factors influencing consumer behavior in the fashion industry and the transition to a circular economy. The transition to a circular economy in the fashion industry is crucial as it reduces environmental impact, preserves resources, and drives innovation. Consumers play a highly relevant role by making sustainable choices, thereby contributing to the promotion of more responsible fashion that benefits both the environment and society. In this study, a sample of university students of the University of Aveiro, in Portugal, was used, employing questionnaire surveys and subsequent statistical analysis of the results. The findings indicate that younger consumers are more aware of sustainability issues in fashion and show a strong interest in supporting sustainable brands. Women possess more knowledge about textile industry issues and are more sensitive to environmental and social concerns, while men adopt more practical behaviors, such as buying used clothing or reusing them. Furthermore, price is an important factor in consumers' purchasing decisions regarding sustainable fashion. Despite the interest expressed by many consumers in sustainable fashion products, they may have reservations about paying a significantly higher price for these products compared to non-sustainable ones. Education and information are crucial for consumers to adopt sustainable behaviors in the textile industry. However, merely providing information is insufficient to ensure the adoption of these behaviors. Therefore, policies and strategies to promote sustainable fashion should go beyond education and include concrete actions, such as financial incentives, access to affordable sustainable alternatives, and targeted campaigns directed at specific groups, considering gender, age, and economic situation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41432 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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