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Title: O ensino da escrita de português numa turma de natureza multilingue: uma proposta didática colaborativa
Author: Martins, Mariana Vieira
Advisor: Teixeira, Madalena
Faneca, Rosa
Keywords: Escrita
Multilinguismo
Escrita colaborativa
Ensino-aprendizagem
4.º ano de EB
Defense Date: 12-Dec-2023
Abstract: O domínio da competência escrita é essencial para o exercício de uma cidadania plena, especialmente no contexto de uma sociedade que, devido aos crescentes fluxos migratórios, é cada vez mais multilingue. Neste sentido, o presente trabalho propõe-se a (re)pensar o ensino da escrita do português numa turma de natureza multilingue, adotando, para isso, características de um estudo de caso. Assim, foram analisadas as Aprendizagens Essenciais, no domínio da escrita, e foi aplicado um inquérito por questionário a 16 alunos do 4.º ano de escolaridade do ensino básico, numa escola da região de Aveiro, relativo às suas perceções sobre a aprendizagem da escrita (processos de planificação, textualização e revisão), individual e colaborativamente, e a sua relação com esta forma de comunicação. Constatou-se uma relativa consciencialização dos participantes relativamente à necessidade de realizar mecanismos de planificação e revisão, sendo, no entanto, necessário investir no desenvolvimento da sua autonomia nestes processos, especialmente em termos colaborativos; verificou-se, também, que os participantes não percecionam a escrita como uma atividade complexa. Além disto, no contexto de uma turma que considera escrever, maioritariamente, em mais do que uma língua, os resultados evidenciam a necessidade de se desenvolver a competência multilingue nas escolas, aproximando o contexto linguístico vivenciado em casa e na escola. Com base no exposto, foi concebida uma proposta didática para o ensino da escrita em português, que utiliza a escrita colaborativa como alavanca para ultrapassar as diferentes competências linguísticas dos alunos.
Writing skills are essential for exercising full citizenship, especially in the context of an increasingly multilingual society due to growing migratory flows. Considering this context, this work, which has the characteristics of a case study, aims to (re)think the teaching of the Portuguese language in a multilingual classroom. To do so, we analysed the Essential Learnings curricular document and administered a questionnaire to 16 4th year primary school students from a school in the Aveiro region, about their perceptions of learning to write (planning, writing and revision processes), individually and collaboratively, and their relationship with this form of communication. The results showed that the participants have a certain degree of awareness of the need to carry out planning and revision mechanisms, but there is a need to develop their autonomy in these processes, particularly in collaborative terms; it was also noted that the participants did not perceive writing as a complex activity. Furthermore, in the context of a class that considers itself to write mostly in more than one language, the results highlight the importance of developing multilingual competence in schools, bringing the linguistic context experienced at home and school closer together. Based on the above, a teaching proposal was drawn up for teaching writing in Portuguese, using collaborative writing as a lever to overcome students’ different language skills.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41284
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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