Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41208
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorMartins, Filomenapt_PT
dc.contributor.authorFaneca, Rosa Mariapt_PT
dc.date.accessioned2024-03-25T16:02:33Z-
dc.date.available2024-03-25T16:02:33Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.identifier.issn2182-8474pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/41208-
dc.description.abstractO kamishibai plurilingue, recurso didático ao serviço de uma educação em línguas, pode contribuir para o desenvolvimento de competências em diferentes domínios. Pretende-se, assim, com este artigo, dar conta de um estudo que visa compreender as potencialidades do kamishibai plurilingue no desenvolvimento de competências, em contexto educativo não formal. Para tal, foi implementada uma oficina junto de crianças a frequentar o 2.º ano de escolaridade. O estudo enquadra-se numa abordagem metodológica de estudo de caso, tendo sido analisados os kamishibais produzidos assim como as entrevistas em focus group às 42 crianças participantes no estudo. Os resultados revelam que as atividades de sensibilização à diversidade linguística, recorrendo ao kamishibai plurilingue, potenciam o desenvolvimento de competências no domínio das línguas de herança, línguas de escolarização e de outras línguas do interesse das crianças; de saberes de diferentes áreas do conhecimento; e de atitudes positivas face às línguas e à alteridade.pt_PT
dc.description.abstractThe multilingual kamishibai, a didactic resource at the service of language education, may contribute to the development of competences in several areas. This article presents a study that aims to understand the potential of multilingual kamishibai in the development of competences in a non-formal educational context. To this end, a workshop was implemented with 2nd grade school children. The study is framed within a case study methodological approach. The kamishibais produced and the focus group interviews of the 42 children participating in the study were analysed. The results show that the awareness-raising activities on linguistic diversity, using multilingual kamishibai, enhance the development of competences in heritage languages, school languages and other languages of the children’s interest; knowledge of different areas; and positive attitudes towards languages and otherness.pt_PT
dc.description.abstractEl kamishibai plurilingüe, un recurso didáctico al servicio de la enseñanza de idiomas, puede contribuir al desarrollo de competencias en diferentes ámbitos. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es presentar un estudio destinado a comprender el potencial del kamishibai plurilingüe en el desarrollo de competencias en un contexto educativo no formal. Para tal fin, se implementó un taller con niños que cursan el 2º grado. El estudio se enmarca en un enfoque metodológico de estudio de casos, y se analizaron los kamishibai producidos y las entrevistas de los grupos focales con los 42 niños participantes. Los resultados muestran que las actividades de sensibilización sobre la diversidad lingüística, mediante el uso de kamishibai plurilingües, potencian el desarrollo de competencias en lenguas patrimoniales, lenguas escolares y otras lenguas de interés para los niños; el conocimiento de diferentes áreas de conocimiento; y las actitudes positivas hacia las lenguas y la alteridad.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSensibilização à diversidade linguísticapt_PT
dc.subjectKamishibai plurilinguept_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectEducação não formalpt_PT
dc.titleSensibilização à diversidade linguística e cultural: que potencialidades do kamishibai plurilingue em contextos de aprendizagem não-formal?pt_PT
dc.title.alternativeWhat is the potential of the multilingual kamishibai in non-formal learning contexts?pt_PT
dc.title.alternativeEl Despertar a las lenguas: ¿Cuál es el potencial del kamishibai plurilingüe en contextos de aprendizaje no formal?pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage49pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage72pt_PT
degois.publication.titleSisyphus – Revista de Educaçãopt_PT
degois.publication.volume10pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/24109pt_PT
dc.identifier.doi10.25749/sis.24109pt_PT
dc.identifier.essn2182-9640pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24109-Article Text-108295-1-10-20220228.pdf540.96 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.