Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40888
Title: A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
Author: Rocha, Carolina Vale Barros da
Advisor: Suisse, Abdelilah
Keywords: Estratégia
Cortiça
Internacionalização
Corticeira Amorim
Defense Date: 7-Dec-2023
Abstract: Devido à globalização da economia mundial e à crescente facilidade em aceder a informação proveniente de todo o mundo, as organizações empresariais procuram cada vez mais oportunidades de se expandirem para o estrangeiro. A indústria da cortiça não é exceção, sendo esta uma das mais importantes na economia portuguesa, arrecadando mais de mil milhões de euros anuais. Esta dissertação tem como objetivo analisar e tentar compreender a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim, passando por mostrar a origem e o processo das atividades internacionais, identificar o papel da inovação na internacionalização, reconhecer o papel do marketing na empresa e avaliar o ambiente externo e interno da empresa. Esta análise de dados foi executada através de um estudo de caso e uma entrevista, tendo sido feita uma combinação dos dados entre ambos, de forma a obter resultados fidedignos e reais sobre o objeto de estudo. Com esta dissertação, concluiu-se que a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim seguiu um processo de expansão radical, optando pelas joint-ventures como modo de entrada no mercado externo. A empresa aposta constantemente em inovação para impulsionar a sua participação no mercado, sendo que investe anualmente vários milhões de euros em IDI. Em relação ao papel do marketing, a empresa estuda constantemente o mercado de modo que os seus produtos estejam alinhados com a necessidade do mercado e a atender as preocupações dos seus consumidores, que estão espalhados por todo o mundo. Sendo uma empresa com uma vasta história e experiência no setor esta possui forças como a presença global, base ampla de clientes, foco na sustentabilidade e investimento em IDI; as suas fraquezas incluem a dependência nos mercados europeus, a lenta regeneração do sobreiro e a falta de agilidade devido ao seu tamanho; como oportunidades estão incluídas a versatilidade da cortiça em diferentes produtos e as parcerias estratégicas com a indústria do vinho; por fim, as ameaças incluem as mudanças climáticas, oscilações do mercado e volatilidade cambial.
Due to the globalization of the world economy and the increasing ease in accessing information from around the world, business organizations are increasingly looking for opportunities to expand abroad. The cork industry is no exception being one of the most important in the Portuguese economy collecting more than a billion euros annually. This dissertation aims to analyze and tries to understand the internationalization strategy of Corticeira Amorim, showing the origin and process of international activities, identify the role of innovation in internationalization, recognize the role of marketing in the enterprise and evaluate the external and internal environment of the enterprise. This data analysis was performed through a case study and an interview, and a combination of data was made between both to obtain reliable and real results on the object of study. With this dissertation it was concluded that the internationalization strategy of Corticeira Amorim followed a process of radical expansion, opting for joint-ventures as a way of entering the foreign market. The company constantly invests in innovation to boost its market share and annually invests several million euros in RDI. Regarding the role of marketing, the company constantly studies the market so that its products are aligned with the need of the market and meet the concerns of its consumers, who are spread all over the world. Being a company with a long history and experience in the sector it has strengths such as global presence, broad customer base, focus on sustainability and investment in RDI; its weaknesses include dependence on European markets, the slow regeneration of the cork oak and the lack of agility due to its size; as opportunities are included the versatility of cork in different products and strategic partnerships with the wine industry; finally, threats include climate change, market fluctuations and exchange rate volatility.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40888
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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