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http://hdl.handle.net/10773/40685
Title: | Educação STE(A)M (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática): sua implementação no 1º CEB |
Author: | Ferreira, Sandra Cristina Porto |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Educação STE(A)M Ensino básico em Portugal Pensamento crítico e criativo |
Defense Date: | 13-Nov-2023 |
Abstract: | Numa sociedade volátil, dominada pela ciência e tecnologia, a educação deve
assumir um papel central na inovação, de modo a contribuir para melhores
aprendizagens que permitam aos futuros cidadãos uma tomada de decisão
fundamentada e marcada pelo humanismo. Neste sentido, os novos desafios
da educação e as atuais políticas educativas em Portugal, procuram
acompanhar estas mudanças e apontam para a promoção de ensino prático
em particular experimental, a contextualização das aprendizagens, a
abordagem integrada de competências, numa perspetiva de
interdisciplinaridade, garantindo o direito à aprendizagem e ao sucesso
educativo. Uma das vias apontada por diferentes organismos é a abordagem
integrativa, Ciência Tecnologia, Artes, Engenharia e Matemática - STE(A)M.
Neste âmbito, a investigação, tem como finalidade a caraterização de
conceções e práticas, sobre a implementação do STE(A)M em escolas
portuguesas, principalmente do 1º CEB, assim como, as boas práticas, como
por exemplo promotora(s) ao(s) Pensamento(s) Critico e Criativo.
Nesta perspetiva o estudo assume um plano de estudo de caso, de pendor
qualitativo, assente num paradigma descritivo-interpretativo. Para tal
desenvolveu-se um guião de entrevista, destinado a responsáveis pelas
iniciativas STE(A)M em escolas portuguesas, a partir de outros concebidos na
investigação desta área e o qual foi validado por peritos para este estudo. As
gravações autorizadas das entrevistas foram submetidas a análise de
conteúdo. Os principais resultados destacam a relevância da Educação
STE(A)M em diversos níveis educacionais, o que, por sua vez, aponta para a
importância desta abordagem para uma educação significativa e diferenciada.
Pode-se concluir que esta abordagem promove curiosidade, empatia e
interesse dos alunos pelo mundo, incentivando-os a resolver problemas reais
e desenvolver ferramentas úteis na sua vida em muitos domínios. Futuros
estudos podem investigar estratégias para melhorar a implementação do
STE(A)M e o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
É importante considerar que as entrevistas com apenas três participantes
limitam a generalização dos resultados, sugerindo a extensão do número de
entrevistados em estudos futuros para obter uma visão mais abrangente e
representativa. O estudo identificou várias vantagens e potencialidades da
implementação do STE(A)M, destacando-se como boas práticas o trabalho
colaborativo entre professores e alunos, as parcerias com empresas locais
para experiências do mundo real na sala de aula e o reconhecimento do valor
do pensamento crítico e criativo. In a volatile society, dominated by science and technology, education must take on a central role in educational innovation, so as to contribute to improved learning that allows future citizens to make informed decisions characterized by humanism. In this regard, the new challenges of education and the current educational policies in Portugal are in line with these changes and advocate for the promotion of practical teaching, particularly experimental, the contextualization of learning, and an integrated approach to skills, from an interdisciplinary perspective, ensuring the right to learn and educational success. One of the pathways has been pointed out highlighted by various entities is the integrative approach, Science, Technology, Arts, Engineering, and Mathematics - STE(A)M. In this context, research aims to characterize conceptions and practices regarding the implementation of STE(A)M in Portuguese schools, especially in the 1st CEB, as well as best practices, such as those promoting Critical and Creative Thinking. From this perspective, the study takes on a case study design, with a qualitative nature, based on a descriptive-interpretative paradigm. To this end, an interview guide was developed, aimed at those responsible for the STE(A)M initiatives in Portuguese schools, drawing from others formulated in research in this area, and which was validated by experts for this study. The authorized interview recordings underwent content analysis. The primary results emphasize the relevance of STE(A)M Education across various educational levels, which in turn showcases the importance of this approach for meaningful and differentiated education. Future studies can explore strategies to enhance the implementation of STE(A)M and its impact on student development. It is essential to note that having interviews with only three participants limited the generalization of the findings, suggesting an increase in the number of interviewees in future studies to obtain a more comprehensive and representative view. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/40685 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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