Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40685
Title: Educação STE(A)M (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática): sua implementação no 1º CEB
Author: Ferreira, Sandra Cristina Porto
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Educação STE(A)M
Ensino básico em Portugal
Pensamento crítico e criativo
Defense Date: 13-Nov-2023
Abstract: Numa sociedade volátil, dominada pela ciência e tecnologia, a educação deve assumir um papel central na inovação, de modo a contribuir para melhores aprendizagens que permitam aos futuros cidadãos uma tomada de decisão fundamentada e marcada pelo humanismo. Neste sentido, os novos desafios da educação e as atuais políticas educativas em Portugal, procuram acompanhar estas mudanças e apontam para a promoção de ensino prático em particular experimental, a contextualização das aprendizagens, a abordagem integrada de competências, numa perspetiva de interdisciplinaridade, garantindo o direito à aprendizagem e ao sucesso educativo. Uma das vias apontada por diferentes organismos é a abordagem integrativa, Ciência Tecnologia, Artes, Engenharia e Matemática - STE(A)M. Neste âmbito, a investigação, tem como finalidade a caraterização de conceções e práticas, sobre a implementação do STE(A)M em escolas portuguesas, principalmente do 1º CEB, assim como, as boas práticas, como por exemplo promotora(s) ao(s) Pensamento(s) Critico e Criativo. Nesta perspetiva o estudo assume um plano de estudo de caso, de pendor qualitativo, assente num paradigma descritivo-interpretativo. Para tal desenvolveu-se um guião de entrevista, destinado a responsáveis pelas iniciativas STE(A)M em escolas portuguesas, a partir de outros concebidos na investigação desta área e o qual foi validado por peritos para este estudo. As gravações autorizadas das entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os principais resultados destacam a relevância da Educação STE(A)M em diversos níveis educacionais, o que, por sua vez, aponta para a importância desta abordagem para uma educação significativa e diferenciada. Pode-se concluir que esta abordagem promove curiosidade, empatia e interesse dos alunos pelo mundo, incentivando-os a resolver problemas reais e desenvolver ferramentas úteis na sua vida em muitos domínios. Futuros estudos podem investigar estratégias para melhorar a implementação do STE(A)M e o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. É importante considerar que as entrevistas com apenas três participantes limitam a generalização dos resultados, sugerindo a extensão do número de entrevistados em estudos futuros para obter uma visão mais abrangente e representativa. O estudo identificou várias vantagens e potencialidades da implementação do STE(A)M, destacando-se como boas práticas o trabalho colaborativo entre professores e alunos, as parcerias com empresas locais para experiências do mundo real na sala de aula e o reconhecimento do valor do pensamento crítico e criativo.
In a volatile society, dominated by science and technology, education must take on a central role in educational innovation, so as to contribute to improved learning that allows future citizens to make informed decisions characterized by humanism. In this regard, the new challenges of education and the current educational policies in Portugal are in line with these changes and advocate for the promotion of practical teaching, particularly experimental, the contextualization of learning, and an integrated approach to skills, from an interdisciplinary perspective, ensuring the right to learn and educational success. One of the pathways has been pointed out highlighted by various entities is the integrative approach, Science, Technology, Arts, Engineering, and Mathematics - STE(A)M. In this context, research aims to characterize conceptions and practices regarding the implementation of STE(A)M in Portuguese schools, especially in the 1st CEB, as well as best practices, such as those promoting Critical and Creative Thinking. From this perspective, the study takes on a case study design, with a qualitative nature, based on a descriptive-interpretative paradigm. To this end, an interview guide was developed, aimed at those responsible for the STE(A)M initiatives in Portuguese schools, drawing from others formulated in research in this area, and which was validated by experts for this study. The authorized interview recordings underwent content analysis. The primary results emphasize the relevance of STE(A)M Education across various educational levels, which in turn showcases the importance of this approach for meaningful and differentiated education. Future studies can explore strategies to enhance the implementation of STE(A)M and its impact on student development. It is essential to note that having interviews with only three participants limited the generalization of the findings, suggesting an increase in the number of interviewees in future studies to obtain a more comprehensive and representative view.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40685
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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