Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40416
Title: Atos de fala indiretos e implicaturas conversacionais: um estudo com alunos chineses de PLE
Author: Wenyujie Zhang
Advisor: Pita, Sara Topete de Oliveira
Keywords: Atos de fala indiretos
Implicaturas conversacionais
Pragmática
Cultura portuguesa
Alunos chineses
Defense Date: 27-Nov-2023
Abstract: A presente dissertação concentra-se nos atos de fala indiretos e implicaturas conversacionais em pragmática. Com base no Princípio da Cooperação de Grice e na Teoria dos Atos de Fala de Austin e Searle, a presente dissertação analisa os objetivos e motivos dos locutores quando utilizam essas duas estratégias discursivas, a fim de ilustrar a importância da combinação do raciocínio lógico, do conhecimento cultural e do contexto concreto para inferir as verdadeiras intenções dos locutores. Num contexto de aprendizagem do português como língua estrangeira, os atos de fala indiretos e implicaturas conversacionais causam frequentemente dificuldades na compreensão das intenções reais dos falantes. Neste sentido, na presente dissertação, aplicar-se-á um teste a estudantes chineses de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Aveiro para estudar a compreensão das implicaturas conversacionais e dos atos de fala indiretos por parte de estudantes chineses na aprendizagem do português, analisá-los e resumi-los. Os dados obtidos revelam que os alunos, após exposição aos conceitos de atos de fala indiretos e de implicatura conversacional, são capazes de os reconhecer e de os interpretar, e que identificam os efeitos positivos destas estratégicas.
This dissertation focuses on indirect speech acts and conversational implicatures in pragmatics. Based on Grice's Cooperation Principle and Austin and Searle's Speech Act Theory, this dissertation analyzes speakers' goals and motives when using these two discursive strategies to illustrate the importance of combining logical reasoning, cultural knowledge and concrete context to infer speakers' true intentions. In a context of learning Portuguese as a foreign language, indirect speech acts and conversational implicatures often cause difficulties in understanding speakers' real intentions. In this sense, this dissertation will apply a test to Chinese students of Portuguese as a Foreign Language at the University of Aveiro to study the comprehension of conversational implicatures and indirect speech acts by Chinese students learning Portuguese, analyze and summarize them. The data obtained shows that students, after being exposed to the concepts of indirect speech acts and conversational implicature, can recognize and interpret them and that they identify the positive effects of these strategies.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40416
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Wenyujie_Zhang.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.