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Title: Rotinas ao deitar, funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar
Other Titles: Bedtime routines, family functioning and language development in preschool-age children
Author: Costa, Cláudia Isabel Silva
Advisor: Figueiredo, Daniela Maria Pias de
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Desenvolvimento da linguagem
Rotinas ao deitar
Funcionamento familiar
Idade pré-escolar
Defense Date: 12-Dec-2023
Abstract: O desenvolvimento linguístico é um processo complexo que depende da interação de fatores biológicos, cognitivos, psicossociais e ambientais. Assim, o contexto familiar assume um papel crucial no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, pois é nele que a criança se vai desenvolver. O funcionamento familiar tem sido amplamente reconhecido como um fator influente no desenvolvimento e bem-estar das crianças. As rotinas ao deitar têm-se mostrado importantes para promover a qualidade da saúde física e mental das crianças. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estudar a relação entre as rotinas ao deitar, o funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Foi conduzido um estudo com desenho transversal, descritivo-correlacional com uma amostra de 65 díades de participantes pai/mãe-criança. A recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, a versão portuguesa da FACES-IV, um Questionário sobre as Rotinas ao Deitar e a aplicação dos subtestes da Expressão Verbal Oral (EVO) e da Compreensão Auditiva (CA) do Teste de Linguagem – Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TL-ALPE). Os resultados foram analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial. Na FACES-IV, os resultados revelam que, na sua globalidade, as famílias caracterizam-se por serem coesas e flexíveis e com níveis baixos ou muito baixos de rigidez, desligamento, emaranhamento e caos. Verificaram-se também níveis elevados de comunicação e moderados de satisfação familiar. Os resultados sobre as rotinas ao deitar demonstraram que, em média, as crianças dormem 9 horas e 35 minutos por noite. A maioria das famílias envolve ambos os pais na rotina de deitar e a maioria das crianças adormece na sua própria cama. As atividades que ocorrem antes de dormir variam, sendo que algumas são mais frequentes do que outras. Escovar os dentes e tomar banho são atividades mais presentes enquanto outras, como rezar, são menos comuns. Ao nível da linguagem, os resultados evidenciam uma pontuação média de 94,48 ± 9,91 na EVO e de 100,77 ± 13,23 na CA no TL-ALPE. Identificaram-se associações entre o funcionamento familiar e as rotinas ao deitar e entre estas e o desenvolvimento da linguagem. Atividades mais adaptativas na rotina de deitar estão associadas a maiores níveis de flexibilidade, comunicação e satisfação familiar e menores níveis de caos. À medida que o "Desligamento" aumenta, as horas de sono por noite tendem a diminuir. Quanto maior é a comunicação familiar, maior é número de horas que as crianças dormem por noite. À medida que as horas de sono por noite aumentam, os resultados estandardizados da EVO também tendem a aumentar. A escovagem dos dentes como atividade presente na rotina ao deitar de uma criança em idade pré-escolar está associada a melhores resultados na EVO. Em suma, os resultados deste estudo demonstram que existem associações entre o funcionamento familiar, as rotinas ao deitar e o desenvolvimento da linguagem em crianças com idade pré-escolar. Estas associações podem ter implicações importantes para profissionais que trabalham com crianças em idade pré-escolar, nomeadamente para os terapeutas da fala.
Linguistic development is a complex process influenced by biological, cognitive, psychosocial, and environmental factors. The family context plays a crucial role in the language acquisition and development process, as it represents the primary context within which the child grows. Family functioning is widely recognized as an influential factor in children's development and well-being. Bedtime routines have evidenced to be important for promoting children's physical and mental health. Therefore, this study aimed to explore the relationship between bedtime routines, family functioning, and language development in preschool-aged children. A cross-sectional, descriptive-correlational study was conducted with a sample of 65 parent-child dyads. Data collection included a sociodemographic questionnaire, the Portuguese version of FACES-IV, a Bedtime Routines Questionnaire, and the administration of the Oral Verbal Expression (OVE) and Auditory Comprehension (AC) subtests of the TL-ALPE. The results were analysed using descriptive and inferential statistics. In the FACES-IV, the findings indicate that, overall, families are characterized as cohesive and flexible, with low to very low levels of rigidity, detachment, enmeshment, and chaos. There were also high levels of communication and moderate family satisfaction. The results regarding bedtime routines showed that, on average, children sleep for 9 hours and 35 minutes per night. Most families involve both parents in the bedtime routine, and most children fall asleep in their own beds. The activities that occur before bedtime vary, with some being more common than others. Brushing teeth and taking a bath were the most prevalent activities, while others, such as praying, are less common. In terms of language, the results show an average score of 94.48 ± 9.91 on the OVE and 100.77 ± 13.23 on the AC in the TL-ALPE. Associations were identified between family functioning and bedtime routines and between these factors and language development. More adaptive bedtime routines were associated with higher levels of flexibility, communication, and family satisfaction, and lower levels of chaos. As "Disengaged" increases, the hours of sleep per night tend to decrease. Higher family communication is associated with more hours of sleep for children. As the number of hours of sleep per night increases, standardized OVE scores also tend to rise. Brushing teeth as a part of a preschool-aged child's bedtime routine is associated with better OVE results. In summary, the results of this study demonstrate associations between family functioning, bedroom routines and language development in preschool-aged children. These associations may have significant implications for professionals working with preschool-age children, especially for speech-language therapists.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40301
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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