Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40254
Title: A busca pela autonomia das bordadeiras de Viana do Castelo: novas perspetivas através da lente do design
Other Titles: The quest for autonomy of the embroiderers of Viana do Castelo: new perspectives through the lens of design
Author: Zanini, Miriam
Prozil, Mónica
Alvelos, Heitor
Keywords: Design e artesanato
Gênero e bordado
Oficios tradicionais portugueses
Issue Date: Mar-2023
Publisher: UA Editora
Abstract: Este estudo ambiciona contribuir para a melhoria das relações e processos produtivos/económicos das bordadeiras dos bordados de Viana do Castelo, Norte de Portugal. Bem como contribuir para dar visibilidade e autonomia a este grupo de mulheres. Um conjunto de técnicas, padrões e composições têxteis reconhecidas e associadas a um lugar de nascimento e origem, que após um século está sedimentada como património cultural: O bordado de Viana do Castelo, exuberante, de cores fortes, técnica impecável e composições delicadas e precisas. Após 10 anos da sua certificação, verificamos que a não inovação, e a constante repetição dos mesmos motivos (a maioria dos riscos bordados ainda hoje, foram feitos no começo do século XX), nos colocam diante de uma estagnação criativa que conduziu ao desinteresse, provocado em larga medida pela comercialização excessiva e abastardamento do bordado, que ocorre gradativamente com um menor interesse pela execução desta atividade e ausência de novas bordadeiras a par do envelhecimento das bordadeiras ativas. Observamos também uma cruel realidade, a atividade das bordadeiras é totalmente invisibilizada trazendo-lhes constrangimentos econômicos que a par da desvalorização desta mão de obra extremamente especializada, soma-se a baixa autoestima, falta de reconhecimento e de pertensa a um grupo profissional. Uma forte contradição quando pensamos em um objeto único, com muitas horas de trabalho e executado manualmente. É necessário entender o contexto local – o território e a maneira em que estes produtos são concebidos e produzidos – compreender as relações que se formam em torno da produção e do seu consumo. O design pode contribuir nessa complexa tarefa de mediar produção e consumo, tradição e inovação, qualidades locais e relações globais. Nossa metodologia será a etnografia, que permitirá entender as bordadeiras, suas percepções e comportamentos. Através de análise documental, entrevistas, depoimentos, consultas a bancos de dados, faremos mapeamento das bordadeiras e atores da cadeia produtiva do Bordado de Viana do Castelo. Realizaremos Workshops Técnico/produtivos e uma publicação – O Manual Técnico dos Bordados de Viana do Castelo. Esta abordagem metodológica poderá ser reutilizada em territórios onde ofícios tenham problemáticas semelhantes em sua cadeia produtiva.
This study aims to contribute to the improvement of the relationships and productive/economic processes of Viana do Castelo embroiderers, in the North of Portugal. As well as to subsidise a new visibility and autonomy to this group of craftswomen. An array of techniques, patterns and recognized textile compositions which is linked to a birthplace and origin, are showed a century later, as sedimented cultural heritage. The embroidery of Viana do Castelo is lush with strong colours, with impeccably workmanship and dedicated compositions. Ten years after the Viana do Castelo embroidery certification process was concluded, we find a lack of innovation as well as a constant repetition of the same patterns in this embroidery, which put us in front of stagnation in terms of creativity. This has led to a certain disinterest, largely caused by the excessive commercialization and degeneracy of embroidery. At the same time, fewer and fewer woman showed interest in this activity throughout time. There are no new women embroiderers in this activity and the existing ones are aging. Meanwhile we can observe an unsympathetic reality: the activity of embroiderers is completely invisible, bringing them economic constraints that, along with the devaluation of this extremely specialized workforce, are added to low self-esteem, lack of recognition and lack of belonging to a professional group. This indicates a strong contradiction when we think in a unique object such as handmade embroideries, manufactured after long hours of work. It is necessary to understand the local context – the territory and the way these products are conceived and produced - to understand the relationships between production and consumption. Design can contribute to this complex task of mediating production and consumption, tradition and innovation, local qualities and global relationships. Our methodology will be an approach to ethnography, which will allow us to understand the embroiderers, their perceptions and behaviours. Through document analysis, interviews, testimonies, databases consultations, we will map the embroiderers and actors in the production chain of the embroidery in Viana do Castelo. We will develop Technical/Productive Workshops and a publication – The Technical Manual of Embroidery of Viana do Castelo. This methodological approach can be reused in territories where crafts have similar problems in their production chain.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/40254
DOI: 10.48528/pbag-9511-25
ISBN: 978-972-789-845-9
Appears in Collections:ID+ - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zanini et.al_ud2022.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.