Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40247
Title: A metamorfose da mente: contributos do design para a promoção da saúde mental infantil na educação em Portugal
Other Titles: Mind metamorphosis: contributions of design for the promotion of children’s mental health in education in Portugal
Author: Monteiro, Cátia
Albino, Cláudia
Keywords: Saúde mental infantil
Educação de 1º ciclo
Design participativo
Inteligência emocional
Design para a educação infantil
Issue Date: Mar-2023
Publisher: UA Editora
Abstract: As últimas décadas assinalam o protagonismo dos transtornos mentais que, tanto pelo aumento da sua prevalência, como pelas implicações manifestadas em todas as áreas da vida das pessoas, constituem um problema de saúde pública, transversal a todas as gerações. Atualmente, reconhece-se que a saúde mental fomenta o sucesso na vida e que uma educação de qualidade, na infância, é a base da saúde e do bem-estar na vida adulta, pelo que se constitui como prioridade no Plano Nacional de Saúde Mental e também no Plano de Ação da Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde até 2030. O presente artigo insere-se na primeira fase de uma investigação de doutoramento em Design na Universidade de Aveiro que tem como objetivo a criação e desenvolvimento, pelo Design, de novos sistemas de produtos e serviços para crianças do 1º ciclo, que atuem em benefício da saúde mental através de abordagens lúdico-educativas – e, por isso, preventivas. Assim, neste artigo explora-se teoricamente o papel mediador e transformador do Design na promoção da saúde mental das crianças entre os 6 e os 10 anos. Para isso, faz-se uma revisão sobre o panorama da saúde mental em Portugal, da disciplina do Design para Saúde e bem-estar subjetivo, identificam-se e apresentam-se projetos que utilizam o Design para promover a literacia emocional das crianças e catalisa-se a metamorfose resultante da aproximação entre o Design Participativo, a Saúde Mental e a Educação Infantil. Metodologicamente, trata-se de uma investigação-ação que nesta fase se dedica ao estudo exploratório e à identificação e análise de projetos existentes na temática, assim como ao estudo de autores de referência, utilizando metodologias de natureza qualitativa que implicam a revisão de literatura, a análise de casos de estudo e a realização de entrevistas com especialistas. Este trabalho contribuirá para o domínio do estado da arte sobre o tema em investigação através da elaboração de uma grelha de análise com os projetos selecionados, e para a identificação de possíveis formas de intervenção do Design para a capacitação emocional das crianças portuguesas.
The last decades have marked the prominence of mental disorders that, both due to the increase in their prevalence and the implications manifested in all areas of people’s lives, constitute a public health problem across all generations. Nowadays, it is recognised that mental health fosters success in life and that a quality education in childhood is the basis for health and well-being in adulthood, thus constituting a priority in the National Mental Health Plan and also in the Mental Health Action Plan of the World Health Organisation until 2030. This article is part of the first phase of a doctoral research in Design at the University of Aveiro, which aims to create and develop, through Design, new systems of products and services for primary school children, which act in benefit of mental health through playful-educational - and therefore preventive - approaches. Thus, this article theoretically explores the mediating and transforming role of Design in promoting mental health in children between 6 and 10 years old. For that, a review is made of the mental health panorama in Portugal, of the discipline of Design for Health and subjective well-being, projects that use Design to promote children’s emotional literacy are identified and presented, and the metamorphosis resulting from the approach between Participatory Design, Mental Health and Child Education is catalysed. Methodologically, this is an action-research project which, at this stage, is dedicated to the exploratory study and to the identification and analysis of existing projects on the topic, as well as to the study of reference authors, using methodologies of qualitative nature that imply a literature review, the analysis of case studies and interviews with experts. This work will contribute to mastering the state-of-the-art on the subject under investigation through the development of an analysis grid with the selected projects, and to identify possible forms of Design intervention for the emotional empowerment of Portuguese children.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/40247
DOI: 10.48528/pbag-9511-20
ISBN: 978-972-789-845-9
Appears in Collections:ID+ - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monteiro et.al_ud2022.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.