Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39860
Title: Estratégias de internacionalização: relatório de estágio na OLI – Sistemas Sanitários, S.A.
Author: Freitas, Hugo Rafael Neves
Advisor: Ramalheira, Ana Maria
Oliveira, Manuel Luís Au-Yong
Keywords: Internacionalização
Estratégias de internacionalização
Exportação
Interculturalidade
Defense Date: 23-Nov-2023
Abstract: O presente relatório tem como objetivo a apresentação do Estágio Curricular realizado na OLI – Sistemas Sanitários, S.A., assim como a análise da atividade de exportação da empresa, com o propósito de perceber o processo e as estratégias de internacionalização da empresa. O presente Relatório é iniciado com a apresentação da empresa e do seu historial. De seguida, é relatada a experiência adquirida no Departamento de Exportação, apresentando criticamente as tarefas desenvolvidas. O capítulo seguinte incide sobre uma revisão teórica em torno da temática internacionalização e as estratégias de internacionalização. Este capítulo serve de enquadramento a um estudo de caso realizado na OLI, fazendo uso de um Grupo Focal, a fim de melhor entender a pertinência e eficácia relativa das estratégias de internacionalização que têm vindo a ser implementadas na OLI. No Grupo Focal (ao qual foi feito uma análise temática) apurou-se que na OLI o seu processo de internacionalização (estando a OLI já presente em todos os continentes) que é bem planeado e, consequentemente, lento e cauteloso. Apesar desta presença, para se conseguir afirmar gradualmente, opta por criar uma rede de parceiros (partner network) e mesmo alianças (e.g., joint ventures). As relações de longo prazo e baseadas na confiança são a chave do sucesso. A inovação de produto é também importante para ajudar a delimitar um espaço para a OLI na perspetiva do cliente. Concluiu-se que a OLI segue a estratégia de internacionalização enunciada pelo Modelo de Uppsala, deixando, no entanto, a estratégia emergir conforme as exigências do mercado, mas tendo sempre em linha de conta as bases teóricas de estratégias de internacionalização apresentadas no presente relatório. Segue então a teoria de Mintzberg que diz que a estratégia deveria ser deliberada e emergente. O Grupo Focal sublinhou a importância do profissionalismo e da ponderação de aspetos culturais na penetração em mercados internacionais.
The purpose of this report is to present the internship carried out at OLI - Sistemas Sanitários, S.A., as well as to analyze the company's export activity, with the aim of understanding the company's internationalization process and strategies. This report begins with a presentation of the company and its history. It then reports on the experience gained in the Export Department, critically presenting the tasks carried out. The next chapter focuses on a theoretical review of internationalization and internationalization strategies. This chapter serves as a framework for a case study carried out at OLI, using a Focus Group, in order to better understand the relevance and relative effectiveness of the internationalization strategies that have been implemented at OLI. In the Focus Group (which was analyzed via thematic analysis) it was found that OLI's internationalization process (OLI is already present on all continents) is well planned and therefore slow and cautious. Despite this presence, in order to gradually assert itself, the company has opted to create a partner network and even alliances (e.g., joint ventures) to bridge the gap. Long-term relationships based on trust are the key to success. Product innovation is also important to help define a space for OLI from the customer's perspective. It was concluded that OLI follows the internationalization strategy set out in the Uppsala Model, although it lets the strategy emerge according to the demands of the market, but always taking into account the theoretical bases of internationalization strategies presented in this report. It follows Mintzberg's theory that strategy should be deliberate and emergent. The Focus Group emphasized the importance of professionalism and taking cultural aspects into account when penetrating international markets.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39860
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Hugo_Freitas.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.