Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/39803
Título: | Design de um sistema de proteção para a chuva para utilizadores de bicicletas |
Autor: | Silva, Matilde Araújo |
Orientador: | Noronha, Eduardo Jorge Henriques |
Palavras-chave: | Design Mobilidade suave Bicicleta Proteção para a chuva |
Data de Defesa: | 11-Jul-2023 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de
proteção para a chuva para utilizadores de bicicletas, que promova o uso deste
meio de transporte mesmo em condições meteorológicas adversas, tais como
a chuva, o vento ou o frio.
Para validar a pertinência da temática, foi realizado um estudo prévio dirigido
aos sistemas disponíveis no mercado para proteção dos ciclistas em
condições de precipitação forte ou moderada. Reforçadas as condições do
estudo e o cruzamento com a análise estatística das condições climatéricas
com a utilização de bicicletas de uso partilhado, estendeu-se a abordagem
teórica à caracterização dos temas relacionados com a mobilidade suave,
políticas do território, a utilização da bicicleta e os constrangimentos ao seu
uso. Seguidamente, foi feita uma análise de dados qualitativos e quantitativos,
onde foram realizadas entrevistas, questionários e recolhas de dados
relacionados com esta problemática.
A sequência deste estudo permitiu a realização de uma proposta conceptual
que passou por várias fases de experimentação através de método
exploratório de investigação pelo desenho, que perspetivava identificar
soluções técnicas para a valorização da bicicleta como meio de transporte
regular mesmo em condições climatéricas adversas. This work aims to develop a rain protection system for bicycle users that promotes the use of this means of transportation even in adverse weather conditions, such as rain, wind or cold. To validate the relevance of the topic, a preliminary study was conducted targeting the systems available on the market for protecting cyclists in heavy or moderate rainfall conditions. After strengthening the conditions of the study and cross-referencing it with the statistical analysis of weather conditions with the use of shared-use bicycles, the theoretical approach was extended to the characterization of the themes related to soft mobility, territorial policies, the use of the bicycle and the constraints to its use. This was followed by an analysis of qualitative and quantitative data, where interviews, questionnaires, and data collection related to this issue were carried out. The sequence of this study allowed the realization of a conceptual proposal that went through several phases of experimentation through the exploratory method of research by design, which aimed to identify technical solutions for the valorization of the bicycle as a regular means of transportation even in adverse weather conditions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39803 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Matilde_Silva.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.