Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39154
Title: Aprendizagem por pares e questionamento na iniciação e revisão do tema ácido/base em contexto CTS
Other Titles: Peer learning and questioning in introducing and reviewing the theme acid/base in an STS context
Author: Rodrigues, Maria Amália F. M.
Dias, Edgar Martins
Souza, Francislê Neri de
Keywords: Questionamento
Aprendizagem por pares
Iniciação
Revisão
Dificuldades de aprendizagem
CTS
Ácidos e bases
Issue Date: 5-Jul-2016
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Nesta investigação pretendeu-se estudar as dificuldades inerentes à aprendizagem inicial, revisão e aprofundamento de conhecimentos relacionados com o tema ácido/base que se inicia no 8º ano e se complementa no 11º ano do ensino oficial português. Empreendeu-se uma investigação criando ambientes onde os alunos pudessem exprimir as suas opiniões e interpretações perante situações relacionadas com o tema ácido/base, procurando-se obter informações sobre saberes anteriores e dificuldades, bem como da possibilidade destes ambientes permitirem aprofundar conhecimentos e superar dúvidas. Assim, estabeleceu-se como eixos teóricos da investigação o “Questionamento” e a “Aprendizagem por Pares” num contexto CTS. A aprendizagem por pares promove interações que são desejáveis tanto na construção do saber, como na criação dos ambientes em que o aluno toma uma atitude ativa exprimindo as suas opiniões, colocando as suas dúvidas e encontrando, com a colaboração dos colegas, uma equilibração de pensamento. Também o questionamento dos alunos permite diagnosticar o nível de conhecimentos, as dificuldades e indica os caminhos que os alunos fizeram para compreenderem. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido no ano letivo de 2011/2012 numa turma do 11º ano e outra do 8º ano da Escola Secundária de Estarreja. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os resultados deste estudo foram obtidos através da análise de produções dos alunos obtidas por meio de questionários e observação participante.
This research intended to study the difficulties felt by students during: the initial learning phase, revision practice and when deepening the knowledge related to the theme ‘acid-base chemistry’. This topic is taught in the 8th grade and is complemented in the 11th grade, in the official Portuguese Education System. An investigation was undertaken, creating environments where students could express their opinions and interpretations in situations related to the acid-base theme. It sought to obtain information on previous knowledge and difficulties, as well as on the environments’ potential for students’ to expand their knowledge and overcome their doubts. Thus, “Questioning” and “Peer Learning” in STS context were established as the theoretical axes of research. Peer learning promotes interactions that are desirable, not only in the construction of knowledge, but also in the creation of environments in which students assume an active attitude by expressing their views, raising questions and finding, with the collaboration of their colleagues, a cognitive equilibrium. In addition, students questioning allows to diagnose their level of knowledge and their difficulties. Furthermore, it indicates the paths students took to reach understanding. This article presents data on research conducted during the 2011/2012 school year, in 8th and 11th grade classes, at Estarreja ́s High School, Portugal. The study employs a qualitative methodology, by using case studies. The results of this study were obtained through the analysis of students ́ productions, collected through questionnaires and participant observation.
En esta investigación se pretende estudiar las dificultades inherentes al aprendizaje inicial, revisión y profundización de los conocimientos relacionados con el tema de ácido / base que comienza en el año 8 y se complementa en el año 11 de la enseñanza oficial portuguesa. Se llevó a cabo una investigación mediante la creación de entornos en los que los estudiantes pueden expresar sus opiniones e interpretaciones en situaciones relacionadas con el tema de ácido / base, en busca de información sobre los conocimientos y las dificultades anteriores, así como la posibilidad de que estos entornos permiten profundizar en el conocimiento y superar las dudas. Por lo tanto, se establecieron como ejes teóricos de la investigación el “cuestionamiento” y el “aprendizaje entre iguales” en el contexto de CTS. El aprendizaje entre iguales promueve interacciones que son deseables tanto en la construcción del conocimiento, como en la creación de entornos en los que el estudiante toma una actitud activa expresando sus puntos de vista, sus dudas yencontrando, con la colaboración de sus colegas, el equilibrio del pensamiento. También el cuestionamiento de los estudiantes permite diagnosticar el nivel de conocimientos, las dificultades e indica los caminos que ellos hicieron para entender. Este artículo presenta datos sobre el trabajo del año escolar 2011/2012 en una clase del 11er año y otra del 8° año de la Escuela Secundaria de Estarreja. El estudio sigue una metodología cualitativa, utilizando estudios de casos. Los resultados de este estudio se obtuvieron mediante el análisis de las producciones de los estudiantes obtenidos a través de cuestionarios y observación participante.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39154
DOI: 10.34624/id.v8i1.11837
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11837-Proposta de artigo - para revisão cega-21877-1-10-20200203.pdf299.17 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.