Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39153
Title: Participação da comunidade científica nas práticas das ciências do 2.º CEB
Other Titles: Participation of the scientific community in practices of Sciences in the second cycle of basic education
Author: Seabra, Mónica
Vieira, Rui Marques
Keywords: Orientação CTS
Conceções
Comunidade científica
Educação em Ciências
2.º CEB
Issue Date: 5-Jul-2016
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Na atualidade a educação em ciências tem vindo a apontar para a valorização da perspetiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) com vista à formação de cidadãos cientificamente mais literatos, com, entre outras, capacidades de tomada de decisões responsáveis. Todavia, nem sempre se têm desenvolvido práticas didático-pedagógicas com orientação CTS. Torna-se, portanto, fulcral introduzir mudanças de ênfase nas práticas de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, este artigo sintetiza o trabalho de investigação que teve como finalidade averiguar se a estratégia pedagógica de envolver elementos da comunidade científica, no âmbito do ensino das ciências, contribui para a mudança das conceções CTS dos alunos do 6.º ano de escolaridade. Para esse efeito, foram implementadas sessões que promoveram a participação de cientistas numa turma com 21 alunos do 6º ano de escolaridade inseridos numa Escola do 2.º e 3.º CEB. O estudo teve uma natureza metodológica qualitativa com base num plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se diferentes instrumentos, designadamente a versão de Nunes (1996) do Views On Science-Technology- Society de Aikenhead, Ryan e Fleming (1989), as fichas de registo dos alunos, os questionários de autoavaliação das sessões e o diário do investigador. Por meio destes, verificouse que os alunos, na globalidade, evidenciaram conceções consentâneas com as categorias definidas como aceitáveis e realistas da ciência e da tecnologia e das suas inter-relações com a sociedade. Da análise dos resultados conclui-se que as sessões implementadas e dinamizadas pelos elementos da comunidade científica, a nível geral, contribuíram também para a mudança das conceções CTS dos alunos.
Nowadays, education in Science has been increasingly using the STS (Science-Technology-Society) perspective, in order to educate more scientifically literate citizens, who act more responsibly in their decision-making processes. Nevertheless, educational systems have not always developed practices integrating the STS characteristic elements. Therefore, it is essential to introduce changes within the scope of teaching and learning practices. Within this framework, this article summarizes a research study that was conducted to inquire whether the educational strategy of involving scientific community members in the context of science teaching, contributes to change 6th grade students’ STS conceptions. To this end, sessions that promoted the in-class participation of scientists were implemented in a classroom of 21 students, from the 2nd Cycle of Basic Education (5th and 6th grades). The study holds a qualitative methodological nature, based on an action-research plan. In data collection, several instruments have been employed, namely: the Nunes’ (1996) take on the Views On Science-Technology-Society, by Aikenhead, Ryan and Fleming (1989); students’ registration forms; self-evaluation questionnaires and the researcher’s field journal. The collected data showed that, generally, students demonstrated conceptions that were consistent with the categories defined as ‘acceptable’ and ‘realistic’ on science and technology, as well as on the relation of these to society. In general, analysis of results concluded that the sessions that were implemented and conducted by the science community members also contributed to change the students’ STS conceptions.
En la actualidad la perspectiva CTS (Ciencia-Tecnología- Sociedad) tiene una gran importancia dentro de la enseñanza de las ciencias ya que, uno de los objetivos es la formación ciudadana, para que puedan tomar decisiones responsables. Sin embargo, no siempre se han implementado prácticas pedagógico-didácticas con orientación CTS. Es por eso fundamental introducir cambios de énfasis en las prácticas educativas. En este contexto, este artículo resume una investigación que tuvo como finalidad, averiguar la estrategia de desarrollo de estos en el ámbito de la enseñanza de las ciencias, para ayudar al cambio de concepciones CTS de los alumnos. Para ello, se implementaron sesiones que promovieron la participación de científicos en una clase con 21 alumnos de una escuela portuguesa. El estudio tuvo una naturaleza metodológica cualitativa con un plano de Investigación-Acción. En la recogida de datos se utilizaron diferentes instrumentos, descritos por Nunes (1996) del Views On Science- Technology- Society de Aikenhead, Ryan y Fleming (1989): registro de los alumnos, cuestionarios de autoevaluación de las secciones el diario del investigador. A través de éstos, se verificó que los alumnos, en su mayoría, evidenciaron concepciones congruentes con las categorías definidas como aceptables y realistas de la ciencia y de la tecnología y de sus interrelaciones con la sociedad. Del análisis de los resultados se concluyó que de las sesiones implementadas y dinamizadas, contribuyeron también para el cambio de concepciones CTS de los alumnos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39153
DOI: 10.34624/id.v8i1.4747
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4747-Proposta de artigo - para revisão cega-8398-1-10-20190920.pdf471.82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.