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Title: Um estudo à adequabilidade das brochuras direccionadas para os trilhos pedestres: o caso Genuineland, Alentejo, Portugal
Author: Rodrigues, Áurea
Valério, Miguel Ângelo
Rodrigues, Apolónia
Keywords: Trilhos pedestres
Leiturabilidade
Turismo rural
Issue Date: 1-Jan-2009
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: Actualmente, verifica-se uma crescente procura das áreas naturais para a prática de actividades de turismo, lazer e recreio em que o pedestrianismo é uma das mais usuais. O pedestrianismo insere-se nas novas tendências do turismo que vão desde o ecoturismo, o turismo activo ao wellness entre outros, permitindo a captação de vários segmentos e nichos de mercado ou a fixação desses turistas por mais tempo numa área de destino. As actividades potenciadas pelo trilho pedestre podem assim também trazer benefícios económicos para as populações locais e fomentar a preservação do meio natural e cultural, indo desta forma de encontro aos princípios de sustentabilidade. O trilho pedestre proporciona oportunidades para os visitantes conhecerem a região no seu todo, as brochuras turísticas e a sinalética permitem que os turistas percorram os trilhos sozinhos sem o apoio de um guia de turismo (Roberts e Hall, 2001). Num estudo efectuado ao pedestrianista nacional (Rodrigues, 2004) verificou-se que estes dão muita importância à existência de informação sobre os trilhos pedestres: para este mercado estes folhetos são bastante relevantes. Neste mesmo estudo, avaliou-se o grau de leiturabilidade dos textos incluídos nas brochuras dos trilhos pedestres existentes dinamizados pela Rede Europeia de Turismo de Aldeia para as Unidades de Turismo em Espaço Rural aderentes na Região do Alentejo em Portugal. Esta análise tem como objectivo calcular os anos de escolaridade necessários para a compreensão plena dum documento escrito, sendo o cálculo realizado através de fórmulas que conjugam (entre outros aspectos) o tipo de palavras, o número de frases e parágrafos, ou seja, através duma análise que se baseia na dificuldade das palavras e das frases (Stephens, 2000). Apresentamos, neste artigo, os resultados deste estudo a nível da adequação das brochuras para o público nacional dos trilhos pedestres e fornecemos pistas estratégicas para uma maior adequação deste recurso ao mercado existente.
Currently, there is an increasing demand to natural areas for the practice of activities related to tourism,leisure and recreation where the hiking is one of the more usual activities.Hiking is among the new trends in tourism that range from ecotourism, active tourism to thewellness among others allowing the capture of several market segments or the setting of these tourists for more time in a destination area. The activities encouraged by walking trails could also bring economic benefits to the local populations and to promote the preservation of the cultural and natural environment thus meeting the principles of sustainability. The walking trail provides opportunities to visitors get to know the region as a whole and the tourist brochures let the tourists walk the trails alone without the support of a tourist guide (Roberts e Hall, 2001). In a study undertake to the national pedestrianists (Rodrigues,2004) it was found that they give great importance to the existence of information on the walking trails, these leaflets to this market are very relevant.In this study, it as been evaluated the level of readability of the texts included in the walking trails brochures developed by the European Network of Village Tourism for the lodging units integrated in Alentejo, Portugal. This analysis intends to calculate the years of schooling required for the full understanding of a written document, the calculation is done through formulasthat combine (among others), the type of words, the number of phrases and paraghrafs, ie, through an analysis based on the difficulty of words and phrases (Stephens, 2000). With this communication we intended to present the results of a study of the adequacy of brochures for the walking trails for the national market and to provide clues for a more strategic use of this resource and for a better suitability of existing market.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38975
DOI: 10.34624/rtd.v0i12.13319
ISSN: 1645-9261
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