Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/38720
Título: A articulação das experiências Airbnb: um levantamento da oferta em Coimbra, Portugal
Outros títulos: The articulation of Airbnb experiences: a survey in Coimbra, Portugal
Autor: Hasegawa, Nicolas
Camello, Noelle
Kovaleski, Anaïs
Palavras-chave: Economia da experiência
Turismo
Experiência Airbnb
Data: 1-Jan-2019
Editora: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Resumo: A evolução da economia ao longo dos anos alterou o modo de vida da sociedade. Uma forte tendência à Economia da Experiência demonstra o arranjo atual, no qual a procura de experiências é considerada um novo paradigma económico e social. O turismo enquanto actividade socioeconómica, está em conformidade com essa tendência, evidenciadas pelas transformações nas políticas públicas, nas organizações, nas tecnologias e na cultura. O trabalho busca descrever a articulação do turismo na Economia da Experiência, com enfoque no componente sustentável e cultural. Como método buscou-se uma revisão da literatura, a partir dos temas da economia de experiência, do turismo e da cultura. Através de uma pesquisa empírica, apresenta-se uma identificação e caracterização dos produtos Experiências Airbnb na cidade de Coimbra, Portugal. Por fim, um inquérito é aplicado aos prestadores desses serviços, para sua análise qualitativa da sua articulação. Como resultados, aferiu-se que o turismo de experiência da Airbnb é promovido por integrantes da comunidade local que anunciam na plataforma, e articulam o planeamento e gestão dessa atividade socioeconómica com base nas regras da Airbnb, tendo como objetivo oferecer ao turista uma experiência autêntica.
The evolution of the Economy over the years has changed the society's way of life. A strong trend towards the Experience Economy demonstrates the current arrangement, in which the search for experiences is considered a new economic and social paradigm. Tourism as a socio-economic activity follows this trend, evidenced by its changes in public policies, organizations, technology and culture. This work aims to describe the articulation of tourism in the Economy of Experience, focusing on the sustainable and cultural component. As a method, a review of the literature was developed, based on the themes of economy of experience, tourism and culture. Through an empirical research, it is presented an identification and characterization of the Airbnb Experiences products in the city of Coimbra, Portugal. Finally, a survey is applied to the providers of these services, for a qualitative analysis of its articulation. As a result, it was verified that Airbnb Experience is promoted by members of the local community who advertise on the platform and articulate the planning and management of this socio-economic activity based on the rules of Airbnb, aiming to offer to the tourists an authentic experience.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38720
DOI: 10.34624/rtd.v0i32.20489
Aparece nas coleções: DEGEIT - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20489-Manuscrito-40214-1-10-20200903.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.