Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38601
Title: Estudo da biodiversidade vegetal de uma ribeira: ferramenta metodológica na educação em ciências e na educação ambiental
Author: Marques, Sofia
Pereira, Ruth
Gonçalves, Fernando
Keywords: Educação em ciências
Educação ambiental
Atividades investigativas
Biodiversidade vegetal
Issue Date: 1-Jan-2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As actividades investigativas com base na resolução de problemas podem constituir importantes ferramentas na educação em ciências e na educação ambiental. Estas actividades práticas, quando partem de questões-problema formuladas pelos alunos com base em problemas ambientais concretos e próximos dos mesmos, contribuem para aumentar a sua motivação para a aprendizagem das ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuem ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. O presente trabalho descreve um percurso investigativo efectuado por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, o qual teve início numa visita a uma pequena ribeira próximo da Escola, que constituiu o mote para a formulação de problemas, e ao delineamento de uma estratégia de investigação, planeada de forma a validar as hipóteses formuladas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38601
DOI: 10.34624/captar.v2i1.14605
ISSN: 1647-323X
Appears in Collections:CESAM - Artigos
DBio - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14605-Texto do Trabalho-27850-1-10-20200406.pdf622.11 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.