Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38601
Title: | Estudo da biodiversidade vegetal de uma ribeira: ferramenta metodológica na educação em ciências e na educação ambiental |
Author: | Marques, Sofia Pereira, Ruth Gonçalves, Fernando |
Keywords: | Educação em ciências Educação ambiental Atividades investigativas Biodiversidade vegetal |
Issue Date: | 1-Jan-2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | As actividades investigativas com base na resolução de problemas podem constituir importantes ferramentas na educação em ciências e na educação ambiental. Estas actividades práticas, quando partem de questões-problema formuladas pelos alunos com base em problemas ambientais concretos e próximos dos mesmos, contribuem para aumentar a sua motivação para a aprendizagem das ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuem ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. O presente trabalho descreve um percurso investigativo efectuado por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, o qual teve início numa visita a uma pequena ribeira próximo da Escola, que constituiu o mote para a formulação de problemas, e ao delineamento de uma estratégia de investigação, planeada de forma a validar as hipóteses formuladas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38601 |
DOI: | 10.34624/captar.v2i1.14605 |
ISSN: | 1647-323X |
Appears in Collections: | CESAM - Artigos DBio - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
14605-Texto do Trabalho-27850-1-10-20200406.pdf | 622.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.