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Title: Caracterização do uso do YouTube pelas instituições universitárias: estudo de caso das práticas da Universidade de Harvard e do Departamento de Comunicação da Universidade do Minho
Author: Figueiredo, Cátia
Moita, Marília
Rodrigues, Rui
Keywords: Web 2.0
E-Learning
YouTube
Issue Date: 1-Jan-2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente, verifica-se a inclusão de ferramentas Web 2.0, como o YouTube, nos processos educativos, sendo um dos sinais de uma mudança no paradigma de ensino, assim como revelando processos inerentes à troca de conhecimento e informação entre redes sociais virtuais. Os conteúdos trocados através destas ferramentas são potenciais veículos da ideologia e visão das instituições que os difundem. O presente artigo aborda as práticas de utilização do YouTube em contexto universitário, efetuando-se um estudo de caso dos canais da Universidade de Harvard e do Departamento de Comunicação da Universidade do Minho. Para o efeito, é feita uma análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos presentes nos dois canais das universidades mencionadas, nomeadamente os seus vídeos e respetivos comentários. Após recolhidos e analisados os dados, quantitativamente, conclui-se que Harvard faz uma utilização mais intensiva do canal, apresentando um maior número de vídeos, visualizações e comentários no canal. Qualitativamente, foram recolhidas evidências que permitem distinguir as instituições em duas ideologias: Harvard, com uma ideologia tradicional, e o Departamento de Comunicação da Universidade do Minho com uma ideologia moderna.
Nowadays, Web 2.0 tools, as YouTube, are included in the educational procedures, reveling a modification in the teaching model, and representing the inherent processes of knowledge and information exchange in the virtual social networks. Potential, the contents exchanged using these tools are potential vehicles of the ideology and vision of the institutions responsible for their diffusion. The present paper approaches the use of the YouTube in University context, including a comparative case study between the Harvard University and the Department of Communication of the Minho University. Thus, a qualitative and quantitative analysis of the mentioned universities’ channels is done, incorporating the respective videos, comments and number of views. After collecting and analyzing the data, we can conclude that the Harvard University has a more intensive use of the channel, presenting more videos, views and comments. Qualitatively, the collected evidences allow distinguishing the institutions in two ideologies: Harvard, with a traditional ideology, and the Department of Communication of the University of the Minho with a modern ideology.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38566
DOI: 10.34624/ilcj.v2i1.14896
ISSN: 1647-7308
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