Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38545
Title: Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
Author: Malho, Arminda
Melão, Dulce
Pereira, Isabel
Keywords: Literacia científica cívica
Blogues
Ciência
Cidadania
Tecnologia
Issue Date: 1-Jan-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Numa sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica cívica. Assim, neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso respeitante à análise de quatro blogues alojados no metablogue “Blogs de ciência”, procura-se indagar que características dos quatro blogues de ciência selecionados poderão potenciar a literacia científica cívica. Os blogues selecionados têm como temática principal a sustentabilidade ambiental, dado ser um tema transversal de potencial interesse para todos os cidadãos. O cruzamento das características dos blogues com o conteúdo dos posts gerados permitiu concluir que os blogues de ciência poderão ser uma das formas de potenciar a literacia cívica científica, abrindo um espaço de debate aos cidadãos sobre temas da ciência.
In a society marked by a large amount of information that increasingly demands the critical positioning of citizens, scienceblogs are one of the possible modes of interaction for the discussion of relevant topics for a responsible exercise of citizenship, and can promote civic scientific literacy. Thus, this article, having as methodological framework a case study concerning the analysis of four blogs hosted on the "Science Blogs" blog, seeks to question which characteristics of the four selected science blogs can enhance civic scientific literacy. The selected blogs mainly concern environmental sustainability, considered as a cross-cutting theme of potential interest to all citizens. By cross-checking the characteristics of the blogs with the content generated from the posts, it can be concluded that science blogs can be a way of enhancing civic scientific literacy by opening a space for citizens to discuss science issues.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38545
DOI: 10.34624/ilcj.v3i1.14833
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14833-Texto do Trabalho-28492-1-10-20200415.pdf486.71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.