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 Trajetórias de formação do educador de infância: Brasil e Portugal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3834

title: Trajetórias de formação do educador de infância: Brasil e Portugal
authors: Roca, Maria Eugênia C. de la
advisors: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Corsino, Patrícia
keywords: Educação pré-escolar
Educadores de infância
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: No presente trabalho, analisamos através das respectivas narrativas, a formação e ação de dois diferentes grupos de Educadores de Infância, um brasileiro e um português. A formação e o exercício profissional serão analisados no contexto de dois jardins de infância, no Rio de Janeiro (público) e em Aveiro (semi-privado/Instituição Privada de Solidariedade Social). Selecionamos Brasil e Portugal devido às semelhanças das circunstâncias em que as respectivas práticas profissionais/pedagógicas ocorrem: língua, tradições, modos similares do fazer em Educação de Infância. Analisamos as opiniões das educadoras, todas a exercer a profissão há mais de cinco anos, visando esclarecer as singularidades e aspectos em comum na formação e na prática profissional dessas docentes de ambos os países. Além disso, almejamos elucidar as dificuldades, tensões e questões que forjaram o respectivo percurso, em ordem a identificar a forma como gerem o conhecimento acadêmico e o conhecimento baseado na experiência, e a sua própria prática pedagógica, e (em ordem) a analisar as relações que promovem com as crianças, as suas famílias e outros agentes educativos envolvidos. Finalmente, pretendemos refletir sobre o modo como as educadoras lidam com as mudanças em curso neste mundo globalizado, com as transformações sociais e econômicas, com os novos meios de informação e produção do conhecimento, assim como com as alterações nos valores e costumes do universo multicultural dos nossos dias.

In this thesis, we analyse through their narratives, the training and acting of two different groups of Early Childhood Teachers (ECT), Brazilian and Portuguese. Training and professional performance will be analyzed in the context of two kindergarten schools, one in Rio de Janeiro (public), one in Aveiro (semi-private). We have selected Brazil and Portugal because of the resemblance of current circumstances in which the professional/pedagogical practice takes place: language, traditions, similar ways of doing things in ECE. Analysing opinions by ECTs, all working for more than five years, we intend to clarify commonalities and singularities in training and professional practice of those ECTs from both countries. Moreover, we intend to highlight the difficulties, tensions and questions that have forged the routes of the ECTs, in order to identify the way in which they manage academic and experience-based knowledge, and their own pedagogical practice, and to analyze the relationships they promote with children, their families and other educational agents involved. Finally, we intend to reflect on how ECTs deal with the changes going on in this globalized world, with social and economic transformations, with new media for information and knowledge production, as well as with the changes in values and ways of living in today’s multicultural universe.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3834
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DE - Teses de doutoramento

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