Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38311
Title: Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Torre Alonso, Alda de La
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Competência plurilingue
Ensino de inglês
Primeiros anos de escolaridade
Canções
Defense Date: 23-Feb-2021
Abstract: O presente trabalho, um Relatório sobre a Prática de Ensino de Inglês, apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Investigação-Intervenção sobre o uso de canções e a competência plurilingue nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos principais foram compreender como as canções podem desenvolver a Competência Plurilingue em aula de Inglês e identificar as atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção formado por cinco sessões nas quais foram trabalhados o léxico, por meio da realização de diferentes atividades e da audição de canções nas duas línguas alvo de estudo, e a importância da aprendizagem de línguas, em que foram recolhidos dados junto dos alunos, através da realização de vídeo-gravações, da resposta a inquéritos por questionário e da realização de uma ficha final de avaliação. A análise de ditos dados revelou a importância das canções enquanto “sementes” que fazem crescer o interesse dos alunos para saber e aprender mais sobre outras línguas, bem como a existência de um vasto leque de atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem, tais como a já referida audição de canções, a leitura de picturebooks e a realização de jogos e atividades lúdicas e dinâmicas.
This study, an internship report about Teaching English, shows the development of an Investigation and Intervention Project about the use of songs and the plurilingual competence in English classes in primary school, specifically 3ʳᵈ and 4ᵗʰ years. The main goals were to understand how songs can promote the plurilingual competence and identify the activities that allow the growth of interest in languages and their learning. Therefore, we developed an Intervention Project made up by five lessons in which we trained the vocabulary, by doing different activities involving as many students as possible and listening to songs in both languages, and we also educated the students in the importance of learning languages. In the end, we collected some data by videotaping and having the students answer some inquiries and a final evaluation worksheet. The subsequent data analysis showed, in the one hand, the relevance of songs as “seeds” that grow students´ interest in learning and getting to know more about other languages and, in the other hand, the existence of a great array of activities, such as the above-mentioned songs, the reading of picturebooks, the gamification and the execution of dynamic and fun activities.
URI: http://hdl.handle.net/10773/38311
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Alda_Alonso.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.