Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38308
Title: Dinâmicas plurilingues e interculturais: potencialidades educativas e áreas críticas em contexto escolar
Author: Lemos, Margarida Paula Matos Carrington da Costa Delícias de
Advisor: Martins, Filomena
Costa, Jorge Adelino
Keywords: Educação em línguas
Dinâmicas plurilingues e interculturais
Intercompreensão
Organização curricular e culturas docentes
Defense Date: 20-Apr-2023
Abstract: A unidade e diversidade de uma cidadania europeia observa-se no respeito pela complexidade linguística dessa realidade. A consciência identitária dos jovens e crianças está vinculada à co-construção de uma vida vivenciada em comunidades linguístico-culturais diversas, negociada através da cooperação e da comunicação, ou seja, na relação com os outros. Partindo das políticas linguísticas e passando pela educação em línguas, com enfoque numa perspetiva plurilingue, na intercompreensão e na sensibilização à diversidade linguística e cultural, debruçámo-nos sobre o conceito de cultura organizacional escolar, fazendo alusão em particular às culturas docentes, à organização e gestão curricular das escolas e aos projetos. A principal finalidade da investigação foi construir conhecimento sobre as potencialidades de um projeto de intervenção pedagógica de natureza exploratória, baseado em dinâmicas plurilingues e interculturais que incluem os conhecimentos, as capacidades e as atitudes que subjazem à comunicação com o Outro. Para tal, realizámos um estudo de caso de natureza exploratória, com o qual se pretendia: por um lado, compreender o impacto de um programa de educação plurilingue e intercultural, com enfoque na intercompreensão para os alunos, para os docentes e para a escola, (nomeadamente ao nível de: (i) a sensibilização à diversidade linguística, (ii) o alargamento da cultura linguística, (iii) o desenvolvimento de atitudes de curiosidade de aprender mais/outras línguas, de perceber semelhanças e diferenças entre línguas da mesma família, (iv) a capacidade de descodificar mensagens em línguas não aprendidas); e, por outro, identificar os fatores determinantes no desenvolvimento da inovação educativa/escolar (nomeadamente: (i) o trabalho colaborativo entre docentes, (ii) a articulação curricular, (iii) o papel das estruturas de gestão intermédia). Tendo em conta estes objetivos, o estudo apoia-se num tipo de investigação qualitativo-interpretativa, uma vez que se pretende compreender um fenómeno de forma aprofundada, considerando a complexidade do seu contexto, sendo a investigação desenvolvida ao longo de um processo interativo com os intervenientes desse mesmo processo. Os dados foram recolhidos durante e após a implementação de um plano de intervenção pedagógico-didática, aplicado de 2014 a 2016, em contexto escolar, de forma colaborativa, com diversos professores de línguas, e respetivos alunos do 2.º, 3.º ciclos e do ensino secundário, bem como de professores e alunos do 1.º ciclo. Também contou com a colaboração de professores de outras áreas disciplinares, da coordenadora do departamento de línguas, assim como dos seguintes órgãos de gestão intermédia: coordenadores de área disciplinar das línguas e coordenadora da biblioteca escolar. No quadro de uma abordagem qualitativa, o estudo adotou a análise de conteúdo de tipo interpretativo e interativo, bem como a análise estatística descritiva para os dados que recolhemos no âmbito dos inquéritos por questionário. A análise dos dados recolhidos foi feita segundo as dimensões que emergiram dos dados, observando-se uma interdependência entre si: dimensão plurilingue e intercultural; dimensão socioafetiva e dimensão organizacional. Os resultados do estudo evidenciam que este projeto de intervenção prestou um contributo ao desenvolvimento de competências de natureza transversal nos alunos, conforme o Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática (2018), tais como: valores (valorização da diversidade cultural); atitudes (abertura à diversidade linguística e à alteridade cultural, respeito por outras visões do mundo, responsabilidade, comprometimento), capacidades (autonomia, cooperação, capacidades linguísticas, comunicativas e plurilingues, pensamento criativo), conhecimento e compreensão crítica do mundo no que respeita às diferentes línguas e culturas. Em termos de áreas críticas, os aspetos que sobressaíram foram (i) a articulação vertical no contexto de uma mudança associada à inovação, uma vez que exige o esforço conjunto de vários intervenientes e uma ação persistente; (ii) o trabalho colaborativo entre a escola e a comunidade; (iii) percursos de formação, que estabelecem a ligação entre as instituições de ensino superior e as escolas e agrupamento de escolas, demonstrando o comprometimento da universidade com o desenvolvimento da educação pública em todos os níveis de ensino e que motivam a participação de um conjunto significativo de professores, quer a nível da planificação, quer de dinamização de novas atividades.
The unity and diversity of a European citizenship is observed in the respect for the linguistic complexity of this reality. The identity awareness of young people and children is linked to the co-construction of a life lived in diverse linguistic-cultural communities, negotiated through cooperation and communication, that is, in the relationship with others. Starting from language policies and moving through language education, focusing on a plurilingual perspective, intercomprehension and awareness of linguistic and cultural diversity, we addressed the concept of school organizational culture, alluding to teaching cultures, the organization and curricular management of schools and projects. The main purpose of the research was to build knowledge about the potential of a pedagogical intervention project of an exploratory nature, based on plurilingual and intercultural dynamics that include the knowledge, skills, and attitudes that underlie communication with the Other. We carried out a case study of exploratory nature, with the aim of: on the one hand, understanding the impact of a plurilingual and intercultural education programme, with a focus on intercomprehension for students, teachers and school, (namely at the level of: (i) the awareness to linguistic diversity, (ii) the enlargement of linguistic culture,(iii) the development of attitudes of curiosity to learn more/other languages, to perceive similarities and differences between languages of the same family, (iv) the ability to decode messages in less taught languages); and, on the other hand, to identify the factors in the development of educational/school innovation (namely: (i) the collaborative work between teachers, (ii) the curricular articulation, (iii) the role of middle management structures). Taking into account these objectives, the study is based on a qualitative-interpretive research, since it aims to understand a phenomenon in depth, considering the complexity of its context, and the research is developed throughout an interactive process with the actors involved in this process. Data were collected during and after the implementation of a pedagogical-didactic intervention plan, applied from 2014 to 2016, in a school context, in a collaborative way, with several language teachers and their respective 2nd, 3rd cycle and secondary school students, as well as 1st cycle teachers and students. There was also the collaboration of teachers of other subject areas, the coordinator of the language department, as well as the following intermediate management bodies: coordinators of the language subject area and the coordinator of the school library. Within the framework of a qualitative approach, the study adopted the content analysis of interpretative and interactive type, as well as descriptive statistical analysis for the data we collected within the questionnaire surveys. The data collected were analysed according to the dimensions that emerged from the data, observing an interdependence between them: plurilingual and intercultural dimension; socio-affective dimension; and organisational dimension. The results of the study show that this intervention project contributed to the development of transversal competencies in students, according to the Framework of Competencies for Democratic Culture (2018), such as: values (appreciation of cultural diversity); attitudes (openness to linguistic diversity and cultural otherness, respect for other worldviews, responsibility, commitment), skills (autonomy, cooperation, linguistic, communicative and plurilingual skills, creative thinking), knowledge and critical understanding of the world with regard to different languages and cultures. In terms of critical issues, the aspects that stood out were (i) vertical articulation in the context of a change within innovation, since it requires the joint effort of various actors and persistent action; (ii) collaborative work between the school and the community; (iii) training paths, which establish the link between higher education institutions and schools and school clusters, demonstrating the university's commitment to the development of public education at all levels of education and motivating the participation of a significant number of teachers, both in terms of planning and the promotion of new activities.
URI: http://hdl.handle.net/10773/38308
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Margarida_Lemos.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.