Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38177
Title: A mudança do comportamento do consumidor nas compras online como consequência da pandemia - revisão de literatura
Author: Costa, Ana
Parracho, Catarina
Morais, Inês
Fernandes, Mariana
Estima, Ana
Keywords: Consumer behaviour
Online shopping
Covid-19
Pandemic
Lockdown
Issue Date: 18-Jul-2022
Publisher: UA Editora
Abstract: O objetivo desta investigação passa por perceber de que modo a pandemia do COVID-19 e o consequente isolamento social alteraram os hábitos, atitudes e comportamentos dos consumidores, com especial foco na área das compras online e no caso português. Pretende-se analisar o tipo de produtos/serviços ou setores que passaram a ser mais procurados, bem como aqueles pelos quais a procura diminui, comparando estes aspetos antes e durante a pandemia. Procura-se ainda conhecer as principais motivações que levaram a essa alteração de comportamentos. Os resultados apontam como causas para esta modificação a segurança, a conveniência e a necessidade de adaptação, em consequência da mudança de paradigma. Como conclusão, reflete-se sobre o paradigma futuro: se os novos hábitos e comportamentos se manterão ou se tudo voltará ao que era, em Portugal e no mundo. Ainda que a nível global seja expectável que os novos hábitos se mantenham, no caso de Portugal prevê-se um retrocesso aos hábitos antigos, aparentemente explicado pelo caráter tradicional do país e pela elevada população envelhecida. Para desenvolver o presente estudo, foi adotada uma metodologia qualitativa realizada através da revisão sistemática de literatura existente.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38177
DOI: 10.34624/iciemc.v0i2.29851
ISSN: 2184-9102
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos
GOVCOPP - Artigos

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