DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Estádios de desenvolvimento da apreciação musical: o que os intérpretes valorizam
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3795

title: Estádios de desenvolvimento da apreciação musical: o que os intérpretes valorizam
authors: Gonçalves, Maria da Rocha
advisors: Correia, Jorge Salgado
keywords: Educação musical
Música instrumental: Audição
Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento individual
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nesta dissertação procurou-se investigar que valores alimentam as preferências musicais de um grupo de alunos de violino de diferentes idades. Comparando as suas respostas com outros estudos acerca da apreciação da arte e da música em particular, procurou-se agrupar os valores em estádios de apreciação. Concluiu-se que as qualidades que os alunos de violino apreciam na música vão variando por uma ordem sistemática e sequencial. O tempo de contacto com o instrumento, a personalidade, a idade, assim como o contexto sócio-cultural são factores que influenciam a valorização e o desenvolvimento de um estádio para o seguinte. A valorização parte de um contexto de consciência individual e auto-referencial para um conhecimento social e cultural mais abrangente da performance em violino. Este estudo poderá já ser vantajosamente considerado pelos professores de violino na escolha de repertório adequado para cada aluno.

The purpose of this dissertation is to find out which values a group of violin students gives importance to in their musical preferences. Comparing their answers to other studies in the subject of aesthetic appreciation of art and particularly music, these values have been grouped in a scheme of ʻstages for appreciationʼ. It has been found out that there is a systematic and sequential order for the values students point out as important to their preferences. The time spent with the instrument, personality, age, as well as studentsʼ specific socio-cultural context have influence on the evaluation and on the progression from one stage to the other. Appreciation starts at an individual sense of the self in relation to music and evolves to a broader socio-cultural knowledge about musical interpretation. Violin teachers can already take this study into consideration to choose appropriate repertoire for their students.
description: Mestrado em Música - Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/3795
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
dissertação.pdf1.63 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2