DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3794

title: Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
authors: Carrolo, Ana José Pinto
advisors: Harper, Nancy Louisa Lee
keywords: Educação musical
Técnicas musicais
Interpretação musical
Piano
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Neste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase.

In this Educational Project, a systematic work was developed during the Practice Teaching component in order to create new strategies for teaching/learning music expressivity. Specifically, the project involved eight piano pupils from ages 6 - 9 years and aimed to develop their expressive abilities through ensemble music-making. During three months, ten minutes of each pupil’s lesson were dedicated to ensemble music, in which teacher accompaniments were added to pupil’s pieces. This activity focused on breathing techniques as a source of interaction and synchrony with the teacher and as a reference for the sense of phrasing. Finally, based on these strategies, a correlation was achieved between the corporal behaviour of the blind musicians and their daily movements.
description: Mestrado em Música - Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/3794
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Projecto_Educativo.pdf199.27 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2