Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37622
Title: O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
Author: Cruz, João Pedro Alves
Advisor: Pereira, Elisabeth
Lopes, Maria da Conceição Cristo Santos
Keywords: PMEs
Inovação
Inovação do produto
Internacionalização
Extensão do mercado
Riscos da internacionalização
Barreiras à internacionalização
União Europeia
Modelos lineares
Modelos não lineares
Defense Date: 30-Nov-2022
Abstract: Nesta dissertação, estudamos o impacto da inovação do produto na extensão de mercado em empresas dos países membros da União Europeia, principalmente nas PMEs, analisando a evolução e o risco esperado na extensão do mercado com um nível de inovação do produto crescente, e representando o comportamento de tais aspetos num modelo. Foi feito, também, um estudo das varáveis explicativas para a inovação do produto. Para analisar a relação entre a inovação do produto e a extensão do mercado, optamos por um método linear e um método não linear. No método linear, obtivemos resultados que nos levam a concluir que a inovação do produto, de facto, tem um impacto significativo e positivo no nível de extensão do mercado. Para o método não linear, os resultados obtidos permitem concluir que o nível de extensão de mercado e o seu risco diminuem com o acréscimo do nível de extensão de mercado. Em último lugar, conduzimos uma análise para os resultados obtidos, num contexto económico estável, face a um contexto de crise, pela comparação com a literatura existente na área, de forma a perceber se as variáveis explicativas da inovação e as suas significâncias sofrem alterações face a um contexto estável, e se a inovação do produto afeta de forma diferente a extensão de mercado e o seu risco associado.
In this dissertation, we study the impact of product innovation on market extension in firms in the European Union member countries, mainly in SMEs, analysing the evolution and expected risk in market extension with an increasing level of product innovation, and representing the behavior of such aspects in a model. We also conducted a study of the explanatory variables for product innovation. To analyse the relationship between product innovation and market extension, we applied a linear and a nonlinear method. In the linear method, we obtained results that lead us to conclude that product innovation does indeed have a significant and positive impact on the level of market extension. Based on the results obtained from the non-linear method, we concluded that the level of market extension and its risk decrease with the increase in the level of market extension. Finally, we conduct an analysis between the results obtained in a stable economic context versus a crisis context, by comparing them with the existing literature in the area, to understand whether the explanatory variables of innovation and their significance change in a stable context, and whether product innovation affects market extension and its associated risk differently.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37622
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_João_Cruz.pdf3.08 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.